Início Série7º ano Interpretação de texto: Troca de peles – 7º ano

Interpretação de texto: Troca de peles – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a troca de peles. Segundo essa história, um lagarto-cinzento fêmea estava muito triste porque não queria ir, com a sua pele sem graça, ao grande baile que aconteceria na floresta. Até que Carambôlo, um lagarto macho, cuja pele era de tons de verde, resolveu ajudar a amiga, emprestando a sua pele… O que aconteceu a partir daí, hein? Ficou curioso (a)? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                            DATA:

PROF:                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Troca de peles

    Há muitos anos e muitos anos, aconteceu um grande baile para o qual todos os bichos foram convidados. Não, a festa não foi no céu, foi em terra firme mesmo. Os animais estavam todos em polvorosa, menos um…

    Tijubina, um lagarto-cinzento fêmea muito vaidoso e esperto, achando sua pele muito sem graça para comparecer à ocasião tão importante, lagarteava sobre as pedras com olhos tristes.

    Saindo de um arbusto, Carambôlo, um lagarto macho, bem-intencionado, de pele em tons de verde bem alegre, quis saber o que se passava com Tijubina, sua velha conhecida.

    – Estamos às vésperas do grande baile dos bichos e eu me sinto mal por não ter uma pele mais vistosa. Como posso ir nestes trajes? – disse Tijubina com voz de choro.

    Sensibilizado, Carambôlo decidiu emprestar sua pele, para que a amiga pudesse ir bem bonita à festa. Disse ele:

    – Então, Tijubina, façamos assim: eu fico com a sua pele cinza e você vai com a minha, que é verde e reluzente. Mas, veja lá, depois do baile, desfazemos a troca!

    Imediatamente, Tijubina mudou de humor! Dias depois, trocou de pele com Carambôlo e entrou no salão toda verde e vaidosa.

    Na saída, Carambôlo, no traje cinza, parou para esperar a amiga, que não apareceu. Bonzinho como ele só, pensou:

    – Ela deve ter tido algum contratempo, indo embora mais cedo. Amanhã, ela aparece.

    Mas Tijubina não veio no dia seguinte, nem no outro, nem no outro… E Carambôlo perdeu as contas dos dias que passou esperando por sua antiga pele.

    Hoje, ele é um lagarto-cinzento, que balança a cabeça o tempo todo, lamentando ter sido passado para trás. Vai dizer que você nunca encontrou com ele?

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 244. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história acima:

(     ) o grande baile para os bichos.

(     ) a troca de peles entre os lagartos.

(     ) a insatisfação de um lagarto-cinzento fêmea com a sua pele.

 

Questão 2 – O que significa dizer que os animais, com exceção de um, estavam em polvorosa?

(     ) Significa dizer que eles estavam agitados.

(     ) Significa dizer que eles estavam surpresos.

(     ) Significa dizer que eles estavam preocupados.

 

Questão 3 – O narrador refere-se ao lagarto Tijubina no trecho:

(     ) “muito vaidoso e esperto”.

(     ) “bem-intencionado”.

(     ) “de pele em tons de verde bem alegre”.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] Carambôlo decidiu emprestar sua pele, para que a amiga pudesse ir bem bonita à festa.”, a parte destacada expressa:

(     ) a condição do fato anterior.

(     ) a finalidade do fato anterior.

(     ) a consequência do fato anterior.

 

Questão 5 – No segmento “Mas, veja lá, depois do baile, desfazemos a troca!”, Carambôlo:

(     ) adverte Tijubina.

(     ) ameaça Tijubina.

(     ) aconselha Tijubina.

 

Questão 6 – No período “Imediatamente, Tijubina mudou de humor!”, o vocábulo sublinhado exprime a circunstância em que se deu a ação de Tijubina. Assinale-a:

(     ) circunstância de lugar.

(     ) circunstância de modo.

(     ) circunstância de tempo.

 

Questão 7 – Os travessões desempenham na história a função de:

(     ) anunciar as falas dos personagens.

(     ) marcar o início das falas dos personagens.

(     ) indicar uma pausa nas falas dos personagens.

 

Questão 8 – Aponte o adjetivo que pode ser usado para caracterizar a Tijubina, tendo em vista a sua conduta no decorrer da história:

(     ) corajosa.

(     ) trapaceira.

(     ) persistente.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário