Início Série7º ano Interpretação de texto: Jabutis-tinga – 7º ano

Interpretação de texto: Jabutis-tinga – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre os jabutis-tinga. Vinte e oito jabutis em idade reprodutiva foram reintroduzidos no Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta em área urbana do mundo. Vamos saber mais a respeito dessa reintrodução? Então, leia o texto “Depois de 200 anos de extinção, jabutis-tinga voltam ao Parque da Tijuca”. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                              DATA:

PROF:                                                                                    TURMA:

NOME:

Leia:

Depois de 200 anos de extinção, jabutis-tinga voltam ao Parque da Tijuca

    Vinte e oito jabutis em idade reprodutiva foram reintroduzidos no Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta em área urbana do mundo. O local volta a ser habitado por jabutis-tinga, nativos da região, 200 anos após espécie ser considerada extinta.

    O jabuti é a terceira espécie a ser reimplantada na Floresta da Tijuca, após a cotia e o macaco bugio. Esses animais são libertados na mata com um radiotransmissor que envia mensagens a um receptor de ondas de rádio. O sistema permite o acompanhamento desse retorno ao habitat.

    A iniciativa é do Refauna, entidade ligada a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Instituto Federal do Rio de Janeiro. As instituições reintroduzem, desde 2010, animais que estavam completamente extintos no Parque e são importantes para restaurar a interação e processo ecológico perdidos. O biólogo da UFRJ e pesquisador do Refauna, Marcelo Rheingantz, explica que um dos papéis mais importantes dos jabutis é ajudar na regeneração da flora.

    A reintrodução dos animais aconteceu de formas diferentes: metade dos 28 jabutis-tinga reintroduzidos passaram por um processo de aclimatação em um cercado dentro da área de preservação nos últimos seis meses, onde eram monitorados e alimentados.

    Outros 14 jabutis da mesma espécie foram soltos, mas sem passar pela readaptação. Eles saíram direto do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Seropédica, na região metropolitana do Rio, para a mata. O objetivo é verificar se a aclimatação é realmente necessária para a sobrevivência em meio natural dos jabutis.

    Outros 32 animais serão devolvidos para a natureza até o final do inverno deste ano, num total de 60 jabutis. O objetivo é avaliar se a estação do ano também interfere na sobrevivência da espécie.

Tatiana Alves. Disponível em: <http://radioagencianacional.ebc.com.br/>.

 

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato sobre os jabutis-tinga.

(     ) divulgar um local onde há jabutis-tinga.

(     ) contar uma história sobre os jabutis-tinga.

 

Questão 2 – Em “Vinte e oito jabutis em idade reprodutiva foram reintroduzidos […]”, a autora do texto expõe a quantidade exata de jabutis reintroduzidos. Por isso, ela empregou:

(     ) um numeral ordinal.

(     ) um numeral cardinal.

(     ) um numeral fracionário.

 

Questão 3 – No segmento “Esses animais são libertados na mata com um radiotransmissor que envia mensagens a um receptor de ondas de rádio.”, a que animais o texto se refere?

(     ) aos jabutis.

(     ) às cotias.

(     ) aos macacos bugios.

 

Questão 4 – Na passagem “As instituições reintroduzem, desde 2010, animais que estavam completamente extintos.”, a expressão destacada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – No fragmento “A reintrodução dos animais aconteceu de formas diferentes […]”, o prefixo grifado exprime a ideia de:

(     ) repetição.

(     ) proximidade.

(     ) afastamento.

 

Questão 6 – Releia:

“Outros 14 jabutis da mesma espécie foram soltos, mas sem passar pela readaptação.”

O termo “mas” introduz:

(     ) um fato que conclui o anterior.

(     ) um fato que ressalva o anterior.

(     ) um fato que compensa o anterior.

 

Questão 7 – Na parte “[…] interfere na sobrevivência da espécie.”, o verbo tem o sentido de:

(     ) “ajudar”.

(     ) “influenciar”.

(     ) “transformar”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário