Início Série6º ano Interpretação de texto: O velório da onça – 6º ano

Interpretação de texto: O velório da onça – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre uma onça já velha e cansada de caçar bichos. Sabe o que ela fez? Teve uma ideia… Espalhou na floresta que iria morrer e que gostaria de receber a visita dos animais, antes de ela partir… Será que o plano da onça deu certo? Vamos descobrir? Para tal, leia o texto O velório da onça. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

O velório da onça

    A onça estava meio velha e cansada de correr atrás dos bichos.

    Teve então uma ideia. Espalhou a notícia de que estava para morrer e que, antes de esticar as canelas, gostaria de receber a visita de todos os bichos da floresta.

    Em seguida, meteu-se em sua caverna e esperou.

    O plano foi dando certo. Uma a uma, as visitas foram entrando na caverna para despedir-se e a todas elas a onça esperta foi papando…

    Até que chegou a vez do jabuti. Ele veio devagarinho e parou perto da entrada da caverna.

    Lá de dentro, a onça percebeu que o jabuti estava indeciso, por isso começou a dizer:

    – Entre logo, amigo jabuti. Já estou tão fraquinha… Venha fazer-me companhia…

    O jabuti recuou e, preparando-se para escapar, respondeu:

    – Obrigado pelo convite, amiga onça. Mas, pelas pegadas que há no chão, vejo que muitos bichos aí entraram e nenhum deles ainda saiu. Pelo jeito, sua caverna deve estar superlotada. Eu volto depois, quando todos esses bichos tiverem saído e a caverna estiver mais espaçosa…

    E deu no pé!

Disponível em: <http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – A história acima acontece porque a onça:

(     ) “espalhou a notícia de que estava para morrer”.

(     ) “estava meio velha e cansada de correr atrás dos bichos”.

(     ) “antes de esticar as canelas, gostaria de receber a visita de todos os bichos da floresta.”

 

Questão 2 – Releia:

“– Entre logo, amigo jabuti. Já estou tão fraquinha… Venha fazer-me companhia…”

A onça disse isso porque:

(     ) “chegou a vez do jabuti”.

(     ) “ele veio devagarinho e parou perto da entrada da caverna”.

(     ) “a onça percebeu que o jabuti estava indeciso”.

 

Questão 3 – O jabuti descobriu o plano da onça por:

(     ) notar que ela não estava fraquinha.

(     ) observar as pegadas dos bichos no chão.

(     ) perceber que a caverna estava lotada de bichos.

 

Questão 4 – Segundo o narrador, o jabuti “deu no pé!”. O que isso significa?

(     ) Significa que o jabuti se escondeu.

(     ) Significa que o jabuti saiu correndo.

(     ) Significa que o jabuti saiu pé ante pé.

 

Questão 5 – Aponte o adjetivo que pode ser usado para caracterizar o jabuti:

(     ) astuto.

(     ) ingênuo.

(     ) negligente.

 

Questão 6 – Os travessões desempenham na história a função de:

(     ) anunciar a fala da onça e a fala do jabuti.

(     ) assinalar o início da fala da onça e da fala do jabuti.

(     ) indicar uma pausa na fala da onça e na fala do jabuti.

 

Questão 7 – No segmento “Em seguida, meteu-se em sua caverna e esperou.”, os verbos sublinhados indicam ações:

(     ) da onça.

(     ) do jabuti.

(     ) de uma das visitas da onça.

 

Questão 8 – Em “– Obrigado pelo convite, amiga onça.”, a expressão destacada foi dita pelo jabuti para chamar a onça. Por isso, essa expressão funciona como:

(     ) sujeito.

(     ) aposto.

(     ) vocativo.

 

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto lido é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) um resumo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário