Início Atividades Interpretação de texto: Sou contra a redução da maior idade penal – 1º ano do Ensino Médio

Interpretação de texto: Sou contra a redução da maior idade penal – 1º ano do Ensino Médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, visando ao estudo do gênero de texto artigo de opinião. O artigo utilizado é “Sou contra a redução da maior idade penal”. 

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                        DATA:

PROF:                                            TURMA:

NOME:      

 

Leia este artigo de opinião e, em seguida, responda às questões propostas:  

 

Sou contra a redução da maioridade penal

Renato Roseno

    A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
    Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
    Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.
    O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
    Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
    Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.

Renato Roseno é advogado, coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca – Ceará) e da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced).

 

Questões

 

1) Quais são as atividades profissionais exercidas pelo autor do artigo? Com qual objetivo, elas foram citadas?

 

2) De acordo com o artigo, qual é o argumento daqueles que defendem a redução da maioridade penal?

 

3) Releia:

“Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.”. Identifique duas palavras que poderiam ser colocadas no lugar de “violaram”, sem interferência no sentido da frase: 

 

4) São opiniões defendidas por Renato Roseno em seu artigo, EXCETO:

a) A aplicação de medidas mais repressivas, no combate aos crimes, ao contrário do que muitos pensam, acaba por  gerar mais violência.

b) Ele se mostra contra a redução da maioridade penal, porque defende a ideia de que os menores de idade não devem ser responsabilizados pelos seus atos infracionais.

c) Manter, juntos, adolescentes e adultos no mesmo sistema penal, não diminuirá a violência, já que o sistema penal brasileiro, na forma como se encontra, não melhora os indivíduos.

d) É fundamental, principalmente, que se valorize a vida em todas as suas formas, por meio de um projeto ético e político de sociedade.

 

5) São características assumidas pelo gênero de texto artigo de opinião, EXCETO:

a) O tema, nele abordado, geralmente é polêmico.

b) O autor apresenta, nesse gênero, opiniões contrárias em relação ao tema debatido.

c) O autor expõe o seu ponto de vista sobre o tema, argumentando, de modo a convencer o leitor da opinião que ele defende.

d) O autor informa, nesse gênero, a respeito de um fato ocorrido, de interesse público.        

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Luiz Fernando 30 de março - 10:08

Artigo muito relevante para o debate de um tema extremamente polêmico. As questões foram bem elaboradas para a abordagem do gênero “artigo de opinião”, cuja produção é exigida no ENEM. Fica a dica de estudo!

Responder
Antônio Lemos da Silva 30 de abril - 10:52

Muito pertinente o debate.

Responder

Deixe um Comentário