Atividade de interpretação de texto destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, visando ao estudo do gênero de texto artigo de opinião. O artigo utilizado é “Sou contra a redução da maior idade penal”.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Sou contra a redução da maior idade penal – 1º ano do Ensino Médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sou contra a redução da maior idade penal – 1º ano do Ensino Médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sou contra a redução da maior idade penal – 1º ano do Ensino Médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este artigo de opinião e, em seguida, responda às questões propostas:
Sou contra a redução da maioridade penal
Renato Roseno
A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.
O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.
Renato Roseno é advogado, coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca – Ceará) e da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced).
Questões
1) Quais são as atividades profissionais exercidas pelo autor do artigo? Com qual objetivo, elas foram citadas?
2) De acordo com o artigo, qual é o argumento daqueles que defendem a redução da maioridade penal?
3) Releia:
“Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.”. Identifique duas palavras que poderiam ser colocadas no lugar de “violaram”, sem interferência no sentido da frase:
4) São opiniões defendidas por Renato Roseno em seu artigo, EXCETO:
a) A aplicação de medidas mais repressivas, no combate aos crimes, ao contrário do que muitos pensam, acaba por gerar mais violência.
b) Ele se mostra contra a redução da maioridade penal, porque defende a ideia de que os menores de idade não devem ser responsabilizados pelos seus atos infracionais.
c) Manter, juntos, adolescentes e adultos no mesmo sistema penal, não diminuirá a violência, já que o sistema penal brasileiro, na forma como se encontra, não melhora os indivíduos.
d) É fundamental, principalmente, que se valorize a vida em todas as suas formas, por meio de um projeto ético e político de sociedade.
5) São características assumidas pelo gênero de texto artigo de opinião, EXCETO:
a) O tema, nele abordado, geralmente é polêmico.
b) O autor apresenta, nesse gênero, opiniões contrárias em relação ao tema debatido.
c) O autor expõe o seu ponto de vista sobre o tema, argumentando, de modo a convencer o leitor da opinião que ele defende.
d) O autor informa, nesse gênero, a respeito de um fato ocorrido, de interesse público.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Artigo muito relevante para o debate de um tema extremamente polêmico. As questões foram bem elaboradas para a abordagem do gênero “artigo de opinião”, cuja produção é exigida no ENEM. Fica a dica de estudo!
Muito pertinente o debate.