Início Série7º ano Interpretação de texto: Vivendo e aprendendo – 7º ano

Interpretação de texto: Vivendo e aprendendo – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre um burro velho. Certa vez, os tropeiros precisavam fazer uma viagem longa e os burros transportariam muitas cargas. Os tropeiros decidiram que cada um desses animais deveria escolher a sua carga e que o primeiro a fazê-lo seria o burro mais velho. Ele, para a zoeira dos outros, escolheu a carga mais pesada. Que carga é essa? Por que ele a escolheu? Ficou curioso (a) para saber a continuidade da história? Então, leia com atenção o texto Vivendo e aprendendo. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável no Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                         DATA:

PROF:                                                                              TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Vivendo e aprendendo

    Certa vez, um grupo de tropeiros tinha de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.

    Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar e a escolha deveria ser feita por ordem de idade.

    Vai que o mais velho dos burros, o primeiro da lista, escolheu justamente o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos tropeiros.

    Os outros burros zurraram de tanto rir:

    – Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro!

    E lá se foi o burrinho velho, arcado sob o peso do balaio e das gozações dos companheiros. Mas, por dentro, ficava pensando:

    “Ri melhor quem ri por último!”

    Mas, à medida que a viagem seguia seu rumo, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio carregado pelo velho burro.

    Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e lampeiro, folgado com seu balaio quase vazio.

    Enquanto isso, os outros burros que o haviam ridicularizado, arfavam com o peso de suas cargas, que não tinha diminuído nem um pouquinho!

Disponível em: <http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história:

(     ) o burro mais velho escolheu transportar a carga mais pesada.

(     ) os tropeiros decidiram que cada burro deveria escolher a carga que transportaria.

(     ) os tropeiros precisavam fazer uma viagem longa e os burros transportariam muitas cargas.

 

Questão 2 – No trecho “[…] a escolha deveria ser feita por ordem de idade.”, o narrador expõe:

(     ) a dúvida dos tropeiros quanto à escolha da carga.

(     ) a sugestão dos tropeiros quanto à escolha da carga.

(     ) a orientação dos tropeiros quanto à escolha da carga.

 

Questão 3 – Na fala “Quanto mais velho, mais burro!”, o vocábulo “burro” funciona como:

(     ) adjetivo.

(     ) pronome.

(     ) substantivo.

 

Questão 4 – No trecho “E lá se foi o burrinho velho, arcado sob o peso do balaio e das gozações dos companheiros.”, a palavra grifada indica:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a oposição de fatos.

(     ) a alternância de fatos.

 

Questão 5 – Em “Ri melhor quem ri por último!”, as aspas assinalam:

(     ) o pensamento do narrador.

(     ) o pensamento do burro mais velho.

(     ) o pensamento dos burros mais novos.

 

Questão 6 – Na passagem “Mas, à medida que a viagem seguia seu rumo […]”, a expressão destacada exprime a ideia de:

(     ) condição.

(     ) finalidade.

(     ) proporção.

 

Questão 7 – No segmento “Enquanto isso, os outros burros que o haviam ridicularizado […]”, o termo sublinhado foi empregado para:

(     ) retomar o velho burro.

(     ) apresentar o velho burro.

(     ) caracterizar o velho burro.

 

Questão 8 – O que significa dizer que os outros burros “arfavam com o peso de suas cargas”?

(     ) Significa dizer que os outros burros ofegavam com o peso de suas cargas.

(     ) Significa dizer que os outros burros sufocavam com o peso de suas cargas.

(     ) Significa dizer que os outros burros transpiravam com o peso de suas cargas.

 

Questão 9 – No final da história, percebe-se que a escolha do burro velho se revelou:

(     ) sábia.

(     ) infrutífera.

(     ) inconsequente.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

4 comentários

Joaquim Kuelen 14 de abril - 14:52

Excelente e riquíssimo o seu material! Parabéns!!!!

Responder
Denyse Lage Fonseca 17 de abril - 19:47

Oi, Joaquim!

Suas palavras nos motivam extremamente! Muito obrigada por expressá-las!

Volte sempre!

Denyse

Responder
ERYK TINOCO DE ARAUJO 16 de maio - 17:41

EXCELENTE! , VOCÊS SÃO DEMAIS!! VOCÊS TEM O GABARITO?

Responder
Denyse Lage Fonseca 22 de maio - 18:41

Oi, Eryk!

Ficamos muito felizes com a sua mensagem tão positiva!

Demais é termos a sua presença aqui!

O gabarito está acima do cabeçalho da atividade nesta página!

Muito obrigada!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário