Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre um burro velho. Certa vez, os tropeiros precisavam fazer uma viagem longa e os burros transportariam muitas cargas. Os tropeiros decidiram que cada um desses animais deveria escolher a sua carga e que o primeiro a fazê-lo seria o burro mais velho. Ele, para a zoeira dos outros, escolheu a carga mais pesada. Que carga é essa? Por que ele a escolheu? Ficou curioso (a) para saber a continuidade da história? Então, leia com atenção o texto Vivendo e aprendendo. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável no Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Vivendo e aprendendo – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Vivendo e aprendendo – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Vivendo e aprendendo – 7º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
Vivendo e aprendendo
Certa vez, um grupo de tropeiros tinha de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.
Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar e a escolha deveria ser feita por ordem de idade.
Vai que o mais velho dos burros, o primeiro da lista, escolheu justamente o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos tropeiros.
Os outros burros zurraram de tanto rir:
– Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro!
E lá se foi o burrinho velho, arcado sob o peso do balaio e das gozações dos companheiros. Mas, por dentro, ficava pensando:
“Ri melhor quem ri por último!”
Mas, à medida que a viagem seguia seu rumo, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio carregado pelo velho burro.
Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e lampeiro, folgado com seu balaio quase vazio.
Enquanto isso, os outros burros que o haviam ridicularizado, arfavam com o peso de suas cargas, que não tinha diminuído nem um pouquinho!
Disponível em: <http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história:
( ) o burro mais velho escolheu transportar a carga mais pesada.
( ) os tropeiros decidiram que cada burro deveria escolher a carga que transportaria.
( ) os tropeiros precisavam fazer uma viagem longa e os burros transportariam muitas cargas.
Questão 2 – No trecho “[…] a escolha deveria ser feita por ordem de idade.”, o narrador expõe:
( ) a dúvida dos tropeiros quanto à escolha da carga.
( ) a sugestão dos tropeiros quanto à escolha da carga.
( ) a orientação dos tropeiros quanto à escolha da carga.
Questão 3 – Na fala “Quanto mais velho, mais burro!”, o vocábulo “burro” funciona como:
( ) adjetivo.
( ) pronome.
( ) substantivo.
Questão 4 – No trecho “E lá se foi o burrinho velho, arcado sob o peso do balaio e das gozações dos companheiros.”, a palavra grifada indica:
( ) a soma de fatos.
( ) a oposição de fatos.
( ) a alternância de fatos.
Questão 5 – Em “Ri melhor quem ri por último!”, as aspas assinalam:
( ) o pensamento do narrador.
( ) o pensamento do burro mais velho.
( ) o pensamento dos burros mais novos.
Questão 6 – Na passagem “Mas, à medida que a viagem seguia seu rumo […]”, a expressão destacada exprime a ideia de:
( ) condição.
( ) finalidade.
( ) proporção.
Questão 7 – No segmento “Enquanto isso, os outros burros que o haviam ridicularizado […]”, o termo sublinhado foi empregado para:
( ) retomar o velho burro.
( ) apresentar o velho burro.
( ) caracterizar o velho burro.
Questão 8 – O que significa dizer que os outros burros “arfavam com o peso de suas cargas”?
( ) Significa dizer que os outros burros ofegavam com o peso de suas cargas.
( ) Significa dizer que os outros burros sufocavam com o peso de suas cargas.
( ) Significa dizer que os outros burros transpiravam com o peso de suas cargas.
Questão 9 – No final da história, percebe-se que a escolha do burro velho se revelou:
( ) sábia.
( ) infrutífera.
( ) inconsequente.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
Excelente e riquíssimo o seu material! Parabéns!!!!
Oi, Joaquim!
Suas palavras nos motivam extremamente! Muito obrigada por expressá-las!
Volte sempre!
Denyse
EXCELENTE! , VOCÊS SÃO DEMAIS!! VOCÊS TEM O GABARITO?
Oi, Eryk!
Ficamos muito felizes com a sua mensagem tão positiva!
Demais é termos a sua presença aqui!
O gabarito está acima do cabeçalho da atividade nesta página!
Muito obrigada!
Volte sempre!
Denyse