Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Aurora boreal.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este e exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Aurora boreal – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Aurora boreal – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Aurora boreal – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Aurora boreal
As crianças estão conversando sobre a empolgante noite escura que acabaram de ter.
– E sabe de uma coisa? – pergunta a ovelha Babi – Nós vimos a aurora Boreal.
– O que é isso? – a cobra Silvia pergunta curiosa.
– Parece uma cortina de luzes coloridas – azuis, verdes, vermelhas, amarelas, – ondulando no céu. A mamãe disse que a gente teve sorte de ver.
– Eu queria que a gente tivesse visto… – Silvia diz, triste.
Durante o jantar, Silvia pergunta à mamãe e ao papai se ela pode tentar ver a aurora Boreal antes de ir para a cama.
– E claro! Na verdade, nós podemos ir até o Prado dos Pirilampos para tentar vê-la. E você pode ficar acordada até um pouco mais tarde se nós a virmos. É algo muito especial. Não acontece com frequência – diz o papai.
Após o jantar, eles vão até o Prado dos Pirilampos. Sem as luzes das ruas, está bastante escuro ali.
– Agora olhe para o norte… Para aquele lado… E veja se você consegue vê-la – o papai diz, apontando.
Silvia fica em silencio, olhando para o céu.
– É aquilo ali? – ela grita de repente.
– Sim! Nós estamos com sorte esta noite! – a mamãe sorri.
A família cobra fica observando, fascinada, as cores ondulantes que se alteram no céu noturno.
– Uau! Isso é mesmo fantástico! Eu nem quero ir dormir esta noite! – Silvia exclama.
Mas está muito frio, e depois de algum tempo eles seguem para casa.
– Obrigada, mamãe e papai – Silvia diz sonolenta enquanto eles a colocam na cama.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Sobre o que as crianças estão conversando?
R.
3) Como Babi explica a Silvia o que é aurora boreal?
R.
4) Para onde o papai de Silvia diz que eles podem ir para tentar ver a aurora boreal?
R.
5) O que Silvia acha da aurora boreal quando finalmente vê?
R.
6) Por que depois de algum tempo a família cobra volta para casa?
R.
Por Hélia Higa.