Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o mogno. “O mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) é uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará”. Certamente, você já ouviu falar dele, não é mesmo? Mas, você sabia que ele corre risco de extinção? Vamos entender melhor esse assunto? Para isso, leia com atenção o texto Mogno: a poucos passos da extinção. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, para imprimir em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Mogno – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Mogno – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Mogno – 7º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mogno: a poucos passos da extinção
O mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) é uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará. Também ocorre no Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Países como México e Peru também registram ocorrência da espécie.
A árvore pode ser encontrada em floresta clímax, de terra firme, argilosa. O crescimento da planta é rápido, sendo que pode atingir quatro metros aos dois anos de idade. A largura do tronco varia entre 50 e 80cm de diâmetro. O mogno floresce nos meses de novembro e janeiro. Seus frutos amadurecem no mês de setembro e se prolongam até meados de novembro. A árvore é ornamental quando usada na arborização de parques e jardins.
A lagarta Hypsypyla grandella, conhecida como broca-do-mogno, é uma ameaça ao mogno-brasileiro. Ela ataca a árvore, impedindo seu desenvolvimento, especialmente em áreas de reflorestamento, onde a densidade é muito maior que na floresta. O plantio de outras espécies por perto pode amenizar os efeitos negativos da broca-do-mogno.
A madeira do mogno é muito usada na produção de móveis. Muitos apreciam o material pela facilidade com que é trabalhado, pela estabilidade e duração. Depois de polida, a madeira apresenta um aspecto castanho-avermelhado brilhante que chama atenção pela beleza. O mogno é usado em mobiliário de luxo, objetos de adorno, painéis, acabamentos internos, entre outros. É aproveitado também na produção de instrumentos musicais, principalmente em guitarras e violões, pelo timbre característico e ressonância sonora, que tende ao médio-grave.
O mogno corre sério risco de extinção. Um dos motivos é a extração de madeira clandestina que causa também devastação da floresta amazônica. Isso acontece porque o mogno tem alto valor comercial e aceitação no mercado internacional. A espécie já desapareceu de grandes áreas da Amazônia e resiste apenas em regiões de difícil acesso e em áreas protegidas. Mas mesmo as áreas protegidas não intimidam madeireiros ilegais, que abrem estradas na mata em busca das valiosas árvores de mogno. A derrubada ilegal e arraste da madeira levam à destruição de até 30 árvores próximas, o que agrava ainda mais o desmatamento.
A exploração, o transporte e a comercialização do mogno-brasileiro estão suspensos no Brasil desde outubro de 2001, por meio de Instrução Normativa, editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Disponível em: <https://www.wwf.org.br>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Na passagem “O mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) é uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará.”, o autor do texto:
( ) avalia “mogno-brasileiro”.
( ) define “mogno-brasileiro”.
( ) caracteriza “mogno-brasileiro”.
Questão 2 – Segundo o texto, a broca-do-mogno ameaça o mogno-brasileiro. Por quê?
R:
Questão 3 – No trecho “O plantio de outras espécies por perto pode amenizar os efeitos negativos da broca-do-mogno.”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
( ) “reduzir”.
( ) “eliminar”.
( ) “retardar”.
Questão 4 – Em “Muitos apreciam o material pela facilidade com que é trabalhado, pela estabilidade e duração., o autor do texto expõe:
( ) os motivos do uso da madeira do mogno na produção de móveis.
( ) as condições do uso da madeira do mogno na produção de móveis.
( ) as consequências do uso da madeira do mogno na produção de móveis.
Questão 5 – Releia este fragmento do texto:
“O mogno corre sério risco de extinção. Um dos motivos é a extração de madeira clandestina que causa também devastação da floresta amazônica.”
O que significa “madeira clandestina”?
( ) Significa “madeira ilegal”.
( ) Significa “madeira imprópria”.
( ) Significa “madeira desperdiçada”.
Questão 6 – No fragmento “A derrubada ilegal e arraste da madeira levam à destruição de até 30 árvores próximas […]”, o termo grifado indica:
( ) fatos que somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contradizem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.