Atividade de português, indicada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda as conjunções. Vamos analisar as relações de sentido que elas estabelecem no texto É cauda ou cobertor? Para tanto, responda às questões propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
É cauda ou cobertor?
Por sua dieta de pouco valor nutricional, o tamanduá-bandeira tem metabolismo lento e, por isso, apresenta dificuldade de regular a temperatura do próprio corpo. Para resolver esse problema, a espécie desenvolveu o hábito de se esconder do calor ou do frio no interior de florestas.
Mas essa não é a única estratégia. Apesar de viver nos trópicos, o tamanduá-bandeira tem uma pelagem densa, especialmente na cauda. Quando se deita para dormir, ele faz uma cavidade rasa no solo e coloca a própria cauda sobre o corpo. A cauda peluda funciona como isolante térmico e ainda ajuda a camuflar o animal.
As fêmeas, após cerca de 190 dias de gestação, também utilizam a cauda como cobertor para seus filhotes enquanto são amamentados. […]
Disponível em: <https://www.wwf.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a passagem em que o termo destacado é uma conjunção:
( ) “[…] por isso, apresenta dificuldade de regular a temperatura do próprio corpo.”
( ) “A cauda peluda funciona como isolante térmico […]”
( ) “[…] também utilizam a cauda como cobertor para seus filhotes […]”
Questão 2 – No trecho “[…] o hábito de se esconder do calor ou do frio no interior de florestas.”, há uma conjunção. Aponte-a:
( ) “de”.
( ) “se”.
( ) “ou”.
Questão 3 – Na oração “Mas essa não é a única estratégia.”, a conjunção grifada é:
( ) aditiva.
( ) explicativa.
( ) adversativa.
Questão 4 – Sublinhe a conjunção neste segmento do texto:
“[…] ele faz uma cavidade rasa no solo e coloca a própria cauda sobre o corpo.”
Questão 5 – A conjunção sublinhada na questão acima indica:
( ) a soma de fatos.
( ) a conclusão de um fato.
( ) a explicação de um fato.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.