Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre as conjunções. Que tal analisar as ideias por elas expressas no texto Um cenário bem diferente? Para isso, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Um cenário bem diferente
A imaginação dos escritores da Idade Média criou obras maravilhosas, mas, por outro lado, gerou também um equívoco sob o ponto de vista histórico. Quando pensa no Rei Artur, você imagina castelos de pedra e cavaleiros de armadura, não é? Pois saiba que isso está bem distante da realidade: nos séculos 5 e 6 depois de Cristo, os habitantes da Britânia ainda não construíam castelos. A sede da famosa “Corte de Camelot” seria, portanto, uma fortaleza de madeira. Quanto aos companheiros do rei, é bem provável que tenham combatido a cavalo, mas as ordens de cavalaria, com seus ideais e códigos de honra, só surgiram por volta do século 12. A armaduras compostas por várias peças sólidas de metal vieram ainda mais tarde. Assim, o Rei Artur, ou o guerreiro que deu origem à lenda, deve ter usado uma roupa de malha ou uma armadura de escamas de metal sobre um reforço de couro, tal como os romanos daquele período. Isso __________ os habitantes da Britânia adotaram o equipamento e as técnicas militares utilizadas pelos romanos.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 189. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “A imaginação dos escritores da Idade Média criou obras maravilhosas, mas, por outro lado, gerou também um equívoco sob o ponto de vista histórico.”, a conjunção grifada é:
( ) aditiva.
( ) explicativa.
( ) adversativa.
Questão 2 – Releia este fragmento do texto:
“Pois saiba que isso está bem distante da realidade: nos séculos 5 e 6 depois de Cristo, os habitantes da Britânia ainda não construíam castelos.”
No fragmento acima, a conjunção “e” compõe:
( ) um aposto.
( ) um vocativo.
( ) um adjunto adverbial.
Questão 3 – Sublinhe a conjunção neste segmento do texto:
“A sede da famosa “Corte de Camelot” seria, portanto, uma fortaleza de madeira.”
A conjunção sublinhada introduz:
( ) um fato que conclui o fato anterior.
( ) um fato que justifica o fato anterior.
( ) um fato que é consequência do fato anterior.
Questão 4 – No trecho “Quanto aos companheiros do rei, é bem provável que tenham combatido a cavalo, mas as ordens de cavalaria […]”, a conjunção “mas” indica:
( ) um contraste.
( ) uma ressalva.
( ) uma compensação.
Questão 5 – Aponte a conjunção que poderia ocupar o lugar de “mas” no trecho anterior:
( ) “embora”.
( ) “contudo”.
( ) “porquanto”.
Questão 6 – Na parte “[…] deve ter usado uma roupa de malha ou uma armadura de escamas de metal […]”, a conjunção destacada exprime:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma alternativa.
Questão 7 – Observe este período do texto:
“Isso __________ os habitantes da Britânia adotaram o equipamento e as técnicas militares utilizadas pelos romanos.”
O espaço, no período acima, deve ser preenchido com uma conjunção para indicar uma explicação. Nesse contexto, encaixa-se:
( ) “porque”.
( ) “porquê”.
( ) “por que”.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.