Início Série9º ano Atividade de português: Pronomes pessoais – 9º ano

Atividade de português: Pronomes pessoais – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os pronomes pessoais. Vamos identificar a função que eles desempenham no contexto comunicativo? E você sabe a diferença entre pronome pessoal reto e pronome pessoal oblíquo? Que tal aprender? Para tanto, responda às questões com base no texto sobre a superbolsa da cuíca-d’água!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Superbolsa 

     Machos e fêmeas da cuíca-d’água têm marsúpio. Porém, a bolsa da cuíca-d’água fêmea serve para proteger os filhotes sem que eles se afoguem. Para isso, a bolsa é impermeável graças à existência de músculos que a fecham muito bem, não deixando que a água entre. Além disso, a abertura da bolsa é voltada para a parte posterior do corpo do animal, diminuindo a pressão que a água faria para entrar, se a abertura fosse voltada para a parte da frente. Os filhotes também têm suas habilidades e toleram baixas quantidades de oxigênio, o que os capacita a enfrentarem as aventuras submersas da mamãe cuíca. Já nos machos, que não carregam filhotes, a bolsa serve para proteger os órgãos genitais do animal enquanto ele nada.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 227. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O termo “os” é um pronome pessoal na passagem:

(     ) “[…] a bolsa da cuíca-d’água fêmea serve para proteger os filhotes […]”

(     ) “[…] o que os capacita a enfrentarem as aventuras submersas […]”

(     ) “[…] a bolsa serve para proteger os órgãos genitais do animal […]”

 

Questão 2 – Em “[…] sem que eles se afoguem.”, o pronome pessoal “se” indica:

(     ) a voz ativa do verbo “afoguem”.

(     ) a voz passiva do verbo “afoguem”.

(     ) a voz reflexiva do verbo “afoguem’”. 

 

Questão 3 – Na oração “[…] que a fecham muito bem […]”, o pronome pessoal “a” refere-se:

(     ) à cuíca-d’água fêmea.

(     ) à bolsa.

(     ) à água.

 

Questão 4 – Sublinhe o pronome pessoal neste segmento do texto:

“[…] a bolsa serve para proteger os órgãos genitais do animal enquanto ele nada.”

 

Questão 5 – No segmento acima, o pronome pessoal é reto porque:

(     ) desempenha a função de sujeito.

(     ) desempenha a função de objeto direto.

(     ) desempenha a função de objeto indireto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário