Início Série7º ano Interpretação de texto: Cara de leão tamanho de esquilo – 7º ano

Interpretação de texto: Cara de leão tamanho de esquilo – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre um bicho com “cara de leão, tamanho de esquilo”. Segundo o texto, de todos os animais brasileiros ameaçados de extinção, ele é o que mais chama a atenção internacional. É o símbolo da conservação do meio ambiente no país. Você sabe a que bicho o texto está referindo? Ficou curioso (a)? Então, leia o texto com atenção e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Cara de leão, tamanho de esquilo

    De todos os animais brasileiros ameaçados de extinção, ele é o que mais chama a atenção internacional. É o símbolo da conservação do meio ambiente no país. Outra dica: a sua juba é de leão, mas o tamanho de esquilo. Já sabe quem é?  

    O mico-leão é um animal encontrado somente no Brasil, em regiões de Mata Atlântica. Faz parte do grupo dos primatas, o mesmo dos macacos. Mas é bem menor que seus primos – o adulto mede cerca de 60 cm da cabeça até a ponta da cauda, pesando entre 360 e 710 gramas, enquanto o filhote geralmente pesa em torno de 60 gramas.  

    Os micos-leões têm o pelo dourado ou preto. Possuem garras que são usadas para cavar e procurar raízes e insetos, mas eles também comem frutas, gomas de árvores, ovos e pequenos animais, como pássaros e lagartos. Na natureza, vivem, em média, de oito a quinze anos. Em cativeiro, no entanto, podem chegar a 30 anos de idade! 

    Como animais territorialistas, os micos-leões andam em grupos de quatro a seis indivíduos, que escolhem uma parte da floresta para viver e defendem essa área da invasão de outros grupos. Ao cair da tarde, gostam de se refugiar em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós e bromélias – hora de dormir!  

    Com aproximadamente dois anos, os micos-leões estão prontos para se reproduzir. Eles então escolhem um parceiro e permanecem fiéis a ele, o que é chamado de monogamia. Não há diferenças de cor ou tamanho entre o macho e a fêmea.

    A época de reprodução ocorre uma ou duas vezes por ano: o primeiro período vai de setembro a novembro e o segundo de janeiro a março. A gravidez da fêmea dura pouco mais de quatro meses, e a cada gestação nascem de um a três filhotes. O recém-nascido é cuidado tanto pela mãe quanto pelo pai. 

    Para se proteger dos seus predadores, os micos-leões se comunicam uns com os outros emitindo sons específicos, que indicam a presença de onças, cobras, gaviões e outras aves de rapina (caçadoras). Mas a maior ameaça à sobrevivência deles tem sido, mesmo, o bicho-homem. 

Maria Ramos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Em “Cara de leão, tamanho de esquilo”, a que bicho a autora se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “O mico-leão é um animal encontrado somente no Brasil, em regiões de Mata Atlântica.”, o termo grifado quer dizer:

(     ) “principalmente”.

(     ) “exclusivamente”.

(     ) “exponencialmente”.

 

Questão 3 – Na parte “[…] mas eles também comem frutas, gomas de árvores, ovos e pequenos animais, como pássaros e lagartos.”, a palavra “como” introduz:

(     ) exemplos de pequenos animais que os micos-leões comem.

(     ) uma suposição sobre pequenos animais que os micos-leões comem.

(     ) uma comparação entre os pequenos animais que os micos-leões comem.

 

Questão 4 – A autora do texto conta um hábito dos micos-leões no fragmento:

(     ) “Os micos-leões têm o pelo dourado ou preto.”

(     ) “Na natureza, vivem, em média, de oito a quinze anos.”

(     ) “[…] gostam de se refugiar em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós […]”

 

Questão 5 – Na frase “[…] escolhem uma parte da floresta para viver e defendem essa área da invasão […]”, os verbos grifados expressam:

(     ) ações dos grupos de micos-leões.

(     ) estados dos grupos de micos-leões.

(     ) características dos grupos de micos-leões.

 

Questão 6 – Segundo o texto, os micos-leões são monogâmicos. O que significa isso?

 

Questão 7 – No trecho “Para se proteger dos seus predadores, os micos-leões se comunicam uns com os outros emitindo sons específicos […]”, a parte destacada indica:

(     ) o tempo da comunicação com sons específicos entre os micos-leões.

(     ) a finalidade da comunicação com sons específicos entre os micos-leões.

(     ) a consequência da comunicação com sons específicos entre os micos-leões.

 

Questão 8 – No período “Mas a maior ameaça à sobrevivência deles tem sido, mesmo, o bicho-homem.”, a autora do texto:

(     ) levanta uma hipótese sobre o fato anterior.

(     ) expõe uma conclusão sobre o fato anterior.

(     ) faz uma ressalva em relação ao fato anterior.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância

Deixe um Comentário