Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os pronomes. Pronome pessoal, pronome indefinido, pronome relativo, pronome demonstrativo, pronome possessivo! Vamos analisar os pronomes que compõem o curioso texto Por que piscamos? Para tal, responda às variadas questões propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronomes – 9º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que piscamos?
Se você vai responder que pisca para paquerar, saiba que existem outros motivos que justificam esse abrir e fechar de olhos que realizamos naturalmente. Com esse simples reflexo, lubrificamos nossos olhos e os protegemos de corpos estranhos presentes no ar.
Quando piscamos, ativamos a glândula lacrimal, que fica atrás e ao lado de cada olho, responsável pela produção da lágrima. É a lágrima que age em conjunto com nossas piscadelas. O oxigênio que ela contém se espalha e protege nossa córnea – uma espécie de lente que a luz atravessa para que possamos ver. Na lágrima há ainda gorduras e sais minerais, que são substâncias protetoras para os olhos. É também para espalhá-las por toda a superfície do olho e remover partículas de poeira ou corpos estranhos que as pálpebras abrem e fecham.
Piscamos a cada cinco ou sete segundos, tempo necessário para que a lágrima cumpra todas essas funções e, depois, seja eliminada através de dois furinhos que ficam nos cantos das pálpebras, próximos ao nariz. Se piscamos menos que isso, a córnea não recebe o oxigênio necessário para sua proteção e seu bom funcionamento. Os olhos ficam sem lubrificação, sem brilho e até podemos ter a sensação de visão borrada e dor.
Bom, agora que você já sabe que piscar é saudável, pode usar seu charme e suas lindas pálpebras para caprichar nas piscadelas. Mas tenha cuidado: piscar ou apertar os olhos exageradamente pode significar dificuldades na visão, alergias, inflamações ou que existe algum corpo estranho que precisa ser removido. Em todos ________ casos, o ideal é procurar um oftalmologista.
Beatriz Simões Correa. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 182. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Um “que” é pronome relativo no fragmento abaixo. Grife-o:
“Se você vai responder que pisca para paquerar, saiba que existem outros motivos que justificam esse abrir e fechar de olhos […]”
Questão 2 – Na passagem “[…] e os protegemos de corpos estranhos presentes no ar.”, o pronome pessoal oblíquo “os” refere-se:
R.
Questão 3 – Em “[…] que fica atrás e ao lado de cada olho […]”, o pronome indefinido “cada” desempenha a função sintática de:
( ) explicar um substantivo.
( ) determinar um substantivo.
( ) complementar um substantivo.
Questão 4 – No segmento “O oxigênio que ela contém se espalha e protege nossa córnea […]”, o pronome pessoal “ela” foi empregado para retomar:
( ) “a glândula lacrimal”.
( ) “a lágrima”.
( ) “a luz”.
Questão 5 – Identifique a alternativa em que o pronome destacado foi classificado corretamente nos parênteses:
( ) “[…] para que a lágrima cumpra todas essas funções […]” (pronome relativo)
( ) “Se piscamos menos que isso […]” (pronome demonstrativo).
( ) “Bom, agora que você já sabe que piscar é saudável […]” (pronome pessoal).
Questão 6 – Sublinhe os pronomes possessivos nesta parte do texto:
“[…] pode usar seu charme e suas lindas pálpebras para caprichar nas piscadelas.”
Os pronomes possessivos sublinhados referem-se respectivamente:
( ) à 1ª pessoa do singular e à 1ª pessoa do plural.
( ) à 2ª pessoa do singular e à 2ª pessoa do plural.
( ) à 3ª pessoa do singular e à 3ª pessoa do plural.
Questão 7 – Releia este trecho:
“Mas tenha cuidado: piscar ou apertar os olhos exageradamente pode significar dificuldades na visão, alergias, inflamações ou que existe algum corpo estranho que precisa ser removido. Em todos ________ casos, o ideal é procurar um oftalmologista.”
O espaço indicado deve ser preenchido com o pronome demonstrativo:
( ) “estes”.
( ) “esses”.
( ) “aqueles”.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.