Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre relacionamentos na adolescência. Segundo o texto, psicóloga explica intensidade de sentimentos nessa etapa da vida e alerta sobre importância de orientação, no programa “Nacional Jovem”. Vamos saber mais a respeito da entrevista com a psicóloga? Então, leia o texto Nacional Jovem fala sobre relacionamentos na adolescência. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Relacionamentos na adolescência – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Relacionamentos na adolescência – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Relacionamentos na adolescência – 7º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Nacional Jovem fala sobre relacionamentos na adolescência
Psicóloga explica intensidade de sentimentos nessa etapa da vida e alerta sobre importância de orientação
O Nacional Jovem entrevista a psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Ellen Moraes Senra, que fala sobre relacionamentos amorosos na adolescência.
De acordo com ela, o jovem geralmente se sente incompreendido e quando encontra alguém que acolhe essa emoção, ele se entrega totalmente. “Isso é muito natural. Nós adultos que, depois de algumas pancadas da vida, é que aprendemos a nos resguardar um pouco mais”.
Para Ellen, essa relação deixa de ser saudável quando começa a existir dependência, ciúme e controle excessivo de um com o outro. “É natural que o adolescente fique preso por muito mais tempo (no relacionamento), achando que é sinônimo de carinho, afeto e amor, quando nada mais é do que posse”, declarou.
A psicóloga alertou, ainda, que hoje os jovens começam a se relacionar precocemente e que precisam de orientação.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido desempenha a função de:
( ) divulgar um livro.
( ) divulgar um filme.
( ) divulgar um programa de rádio.
Questão 2 – Grife a seguir os verbos que exprimem as ações da psicóloga no “Nacional Jovem”:
“Psicóloga explica intensidade de sentimentos nessa etapa da vida e alerta sobre importância de orientação”.
Questão 3 – No segmento “[…] quando encontra alguém que acolhe essa emoção, ele se entrega totalmente.”, a que emoção o texto se refere?
R:
Questão 4 – Na oração “Isso é muito natural.”, a palavra sublinhada:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 5 – Releia este trecho:
“Para Ellen, essa relação deixa de ser saudável quando começa a existir dependência, ciúme e controle excessivo de um com o outro.”
No trecho acima, o vocábulo “quando” estabelece entre os fatos uma relação de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – As aspas foram usadas no texto para indicar:
( ) citações.
( ) opiniões.
( ) comparações.
Questão 7 – Usou-se a linguagem figurada na passagem:
( ) “O Nacional Jovem entrevista a psicóloga especialista […]”
( ) “Nós adultos que, depois de algumas pancadas da vida […]”
( ) “[…] achando que é sinônimo de carinho, afeto e amor […]”
Questão 8 – Observe o termo destacado neste fragmento do texto:
“[…] os jovens começam a se relacionar precocemente […]”
O termo destacado poderia ser substituído por:
( ) “tardiamente”.
( ) “efemeramente”.
( ) “antecipadamente”.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.