Início Série7º ano Interpretação de texto: Gafanhotos que sabem nadar – 7º ano

Interpretação de texto: Gafanhotos que sabem nadar – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre os gafanhotos que sabem nadar. Segundo o texto, além de bons cantores e saltadores, alguns gafanhotos são, também, exímios nadadores.  Muito curioso, não? Mas, por que eles mergulham? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto Você sabia que algumas espécies de gafanhotos sabem nadar? Logo após, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Você sabia que algumas espécies de gafanhotos sabem nadar?

    Além de bons cantores e saltadores, alguns gafanhotos são, também, exímios nadadores. Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas é verdade! Existem espécies de gafanhoto que sabem nadar e fazem mergulhos longos, que podem durar até uma hora. Haja fôlego!

    Antes de mais nada, nem tente afundar no tanque aquele gafanhoto que pousou na sua planta: ele vai se afogar. Vamos frisar mais uma vez que apenas algumas espécies apresentam essa habilidade. Os gafanhotos nadadores desenvolvem características físicas específicas. Uma delas é ter o terceiro par de pernas achatado, o que favorece seus movimentos debaixo d’água. Para assegurar a respiração durante tanto tempo, esses gafanhotos semiaquáticos também precisam de outra adaptação: seus espiráculos (orifícios por onde entra o ar) têm pelos maiores do que o normal. Assim que esses animais mergulham, no exato momento em que afundam suas cabeças, eles fazem duas bolhas de ar, uma em cada lateral do corpo, entre o abdômen e suas pernas. Enquanto estiver debaixo d’água, ele retirará o oxigênio exatamente dessas bolhas. Os pelos maiores dos espiráculos ajudam a segurar a bolha de ar junto ao corpo do gafanhoto.

    E por que será que esses gafanhotos mergulham? Veja que curioso: essas espécies passam a vida nos aguapés, que são as plantas que vivem na borda dos rios, lagos e brejos. As mães-gafanhoto colocam seus ovos dentro dos cabos dessas plantas aquáticas. Pois bem, os maiores predadores dos gafanhotos são os passarinhos. E para escapar deles, os gafanhotinhos – pimba! – mergulham e ficam paradinhos, grudados nas raízes submersas dos aguapés. Danados, hein?!

Marcos Gonçalves Lhano. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 182. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento do texto:

“Além de bons cantores e saltadores, alguns gafanhotos são, também, exímios nadadores”.

O que significa dizer que alguns gafanhotos são exímios nadadores?

(     ) Significa dizer que alguns gafanhotos são cautelosos nadadores.

(     ) Significa dizer que alguns gafanhotos são excelentes nadadores.

(     ) Significa dizer que alguns gafanhotos são destemidos nadadores.

 

Questão 2 – Identifique o trecho em que o adjetivo grifado indica uma opinião do autor:

(     ) “[…] fazem mergulhos longos […]”

(     ) “[…] terceiro par de pernas achatado […]”

(     ) “Danados, hein?!”

 

Questão 3 – Em “[…] nem tente afundar no tanque aquele gafanhoto que pousou na sua planta: ele vai se afogar.”, o autor do texto:

(     ) dá um conselho.

(     ) expõe um pedido.

(     ) faz uma advertência.

 

Questão 4 – As espécies de gafanhotos, que o texto nos apresenta, são:

(     ) terrestres.

(     ) aquáticas.

(     ) semiaquáticas.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] seus espiráculos (orifícios por onde entra o ar) […]”, a parte entre parênteses:

(     ) define o termo “espiráculos”.

(     ) retoma o termo “espiráculos”.

(     ) complementa o termo “espiráculos”.

 

Questão 6 – No período “Enquanto estiver debaixo d’água, ele retirará o oxigênio exatamente dessas bolhas.”, o termo destacado estabelece entre os fatos uma relação de:

(     ) tempo.

(     ) oposição.

(     ) comparação.

 

Questão 7 – No segmento “[…] são as plantas que vivem na borda dos rios, lagos e brejos.”, a que plantas o texto se refere?

R:

 

Questão 8 – No trecho “E para escapar deles, os gafanhotinhos – pimba! – mergulham e ficam paradinhos […]”, o vocábulo “para” introduz:

(     ) a finalidade do mergulho dos gafanhotinhos.

(     ) a intensidade do mergulho dos gafanhotinhos.

(     ) a consequência do mergulho dos gafanhotinhos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário