Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora os verbos no futuro. Vamos estudar esse tempo verbal? Para tal, responda às variadas questões com base no texto Brasil vai trazer de volta 50 ararinhas-azuis que estão na Alemanha!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos no futuro – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos no futuro – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos no futuro – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Brasil vai trazer de volta 50 ararinhas-azuis que estão na Alemanha
A ave de penas exuberantes, num tom de azul-piscina, chamou a atenção de colecionadores de animais exóticos. Foi, principalmente, por meio da retirada ilegal das ararinhas-azuis do habitat e por causa do desmatamento da Caatinga brasileira, que elas foram consideradas extintas na natureza.
Para tentar mudar esse quadro e evitar que essa espécie de ave suma de vez do planeta, é que o Brasil, em parceria com uma instituição não governamental da Alemanha, vai repatriar 50 ararinhas-azuis.
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comemora o fechamento do acordo, que já estava sendo tratado há 10 anos.
Sonora: “É um feito importante para o Brasil porque a gente vai reintroduzir uma espécie que estava extinta. E, dependendo de como for o desenvolvimento da espécie, elas serão reintroduzidas em Juazeiro, na Bahia.”
As ararinhas-azuis devem chegar ao Brasil entre outubro e novembro deste ano em um voo fretado. Quando desembarcarem, vão passar por uma quarentena para que o estado de saúde delas seja avaliado.
Depois desse processo, cerca de 15 dessas aves serão selecionadas para serem reintegradas à natureza e serão monitoradas pelo resto da vida. O restante será parte da pesquisa para aumentar o número de exemplares da espécie.
A analista ambiental do ICMBio, Camile Lugarine, contou um pouco de como será o processo de reintegração das ararinhas-azuis à natureza:
Sonora: “E essa é a primeira reintrodução de aves silvestres sem ter uma população de vida livre. Isso significa que haverá perdas de indivíduos. E isso servirá para monitorar e aprender a melhorar a reintrodução. Então, serão diversos eventos de reintrodução.”
[…]
Atualmente, existem 163 exemplares da ararinha-azul no mundo, todas vivendo em cativeiros legalizados. A maioria delas vive na Alemanha. Somente 13 exemplares, sendo dois recém-nascidos – estão no Brasil, em uma reserva em Minas Gerais.
Anna Luisa Praser. Disponível em: <http://radioagencianacional.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Brasil vai trazer de volta 50 ararinhas-azuis que estão na Alemanha”
Reescreva a manchete, substituindo a locução no futuro pelo verbo correspondente:
Questão 2 – No trecho “E, dependendo de como for o desenvolvimento da espécie […]”, o verbo no futuro foi empregado no modo:
( ) indicativo.
( ) subjuntivo.
( ) imperativo.
Questão 3 – Identifique a frase que contém uma locução verbal no futuro:
( ) “[…] elas foram consideradas extintas na natureza.”
( ) “[…] elas serão reintroduzidas em Juazeiro, na Bahia.”
( ) “[…] para que o estado de saúde delas seja avaliado.”
Questão 4 – “[…] vão passar por uma quarentena […]”. Aponte o referente da locução no futuro:
Questão 5 – No segmento “[…] contou um pouco de como será o processo de reintegração […]”, o advérbio “como” modifica o sentido do verbo no futuro “será”, indicando:
( ) modo.
( ) causa.
( ) comparação.
Questão 6 – Em “[…] haverá perdas de indivíduos.”, o sujeito do verbo no tempo futuro grifado é:
( ) oculto.
( ) inexistente.
( ) indeterminado.
Questão 7 – No período “E isso servirá para monitorar e aprender a melhorar a reintrodução.”, o sujeito do verbo no futuro “servirá” desempenha a função de:
( ) retomar uma informação.
( ) anunciar uma informação.
( ) complementar uma informação.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.