Início Série9º ano Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano

Atividade de português: Concordância verbal – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda concordância verbal. Que tal analisar casos de concordância? Para isso, responda às variadas questões que exploram a concordância verbal no texto 8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos! Na frase“[…] 90% das aves marinhas _____ fragmentos de plásticos no estômago.”, por exemplo, você completaria com “tem” ou “têm”? Vamos desafio?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos

    Os oceanos são extremamente importantes. Cobrem dois terços do mundo e funcionam como o pulmão da Terra, pois é deles que vem grande parte do oxigênio que respiramos. Além disso, regulam a temperatura do planeta, fornecem alimento, energia e também são vias de transporte de pessoas e de produtos. Por tudo isso, é essencial que eles sejam preservados.

    Mas todos os anos são despejadas cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos. Como consequência, 90% das aves marinhas _____ fragmentos de plásticos no estômago. E até 2050, estima-se que haverá mais plásticos que peixes nos mares! Para alertar as pessoas sobre os impactos das ações humanas nos oceanos e mobilizar a população mundial para a conservação deles, o dia 08 de junho foi escolhido como o Dia Mundial dos Oceanos. E o que pode ser feito para ajudar a cuidar dessas águas tão preciosas? Recuse canudos e copos plásticos, prefira os reutilizáveis. Leve sua sacola às compras, não jogue lixo na rua, use garrafas reutilizáveis e armazene alimentos em potes de vidro.

     Juntos, podemos restaurar nosso oceano.

Disponível em: <“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>.

 

Questões

Questão 1 – Grife os verbos que compõem este fragmento do texto:

“Além disso, regulam a temperatura do planeta, fornecem alimento, energia e também são vias de transporte de pessoas e de produtos.”

 

Questão 2 – Os verbos grifados acima concordam com o sujeito:

 

Questão 3 – No período “Mas todos os anos são despejadas cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos.”, o emprego do verbo no plural é:

(     ) proibido.

(     ) facultativo.

(     ) obrigatório.

 

Questão 4 – Em “Por tudo isso, é essencial que eles sejam preservados.”, o verbo “ser”, que concorda com o sujeito “eles”, foi flexionado:

(     ) no modo indicativo.

(     ) no modo subjuntivo.

(     ) no modo imperativo.

 

Questão 5 – Releia esta passagem do texto:

“[…] 90% das aves marinhas _____ fragmentos de plásticos no estômago.”

O espaço indicado acima deve ser preenchido com:

(     ) “tem”.

(     ) “têm”.

(     ) “tem” ou “têm”.

 

Questão 6 – No trecho “E até 2050, estima-se que […]”, o verbo “estimar” deve ser empregado na 3ª pessoa do singular, já que o “se” funciona como:

(     ) pronome reflexivo.

(     ) pronome apassivador.

(     ) índice de indeterminação do sujeito.

 

Questão 7 – Na oração “[…] haverá mais plásticos que peixes nos mares!”, o verbo sublinhado está no singular porque:

(     ) o sujeito é oculto.

(     ) o sujeito é inexistente.

(     ) o sujeito é indeterminado.

 

Questão 8 – Reescreva a oração, presente na questão anterior, substituindo o verbo “haver” pelo verbo “existir”:

R.

 

Questão 9 – Na frase “Juntos, podemos restaurar nosso oceano.”, o verbo concorda com o sujeito, que é um pronome pessoal referente:

(     ) à 1ª pessoa do plural.

(     ) à 2ª pessoa do plural.

(     ) à 3ª pessoa do plural.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário