Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a garça velha. Segundo a história, a garça não estava conseguindo mais pegar peixes com facilidade, devido as vistas já cansadas por causa da sua idade… Assim, ela teve uma ideia, que envolvia os peixes… O que será, hein? Quer saber o desenrolar dessa história? Então, leia o texto A garça velha! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A garça velha – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A garça velha – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A garça velha – 6º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A garça velha
A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade. Devido à idade avançada, sua vista estava tão cansada que às vezes passava dias inteiros sem comer. E foi num desses dias, quando estava com o estômago a roncar de fome, que ela teve uma ideia. Vendo que o sapo se aproximava, ela não perdeu tempo.
− Seu sapo, seu sapo, avise os peixes que a lagoa será esvaziada. Fiquei sabendo que o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui. Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.
O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas. A água da lagoa, que era sempre tranquila, chegou a ficar ondulada com o alvoroço provocado pela notícia. Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça.
– Dona garça, o que devemos fazer para nos livrar dessa tragédia?
− Bem sei que vocês, peixes, não podem viver fora d’água. Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.
− Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.
− E para que servem os amigos? Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama − mentiu a garça.
Sem ter outra saída, os peixes aceitaram a oferta. Com a ajuda da garça, foram parar num tanque de pedra pequeno e de águas bem transparentes. Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.
Não se deve acreditar em conselho de inimigo.
Lúcia Tulchinsk. “Fábulas de Esopo”. São Paulo: Scipione, 2014.
Questões
Questão 1 – Aponte o fato que motivou a história acima:
( ) “A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade.”
( ) “[…] o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui.”
( ) “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.”
Questão 2 – De acordo com a história, a vista da garça “estava tão cansada”:
( ) por causa da sua idade avançada.
( ) porque ela “passava dias inteiros sem comer”.
( ) porque ela “estava com o estômago a roncar de fome”.
Questão 3 – No trecho “Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança […]”, o vocábulo “Mas” indica:
( ) um contraste.
( ) uma ressalva.
( ) uma compensação.
Questão 4 – Segundo o texto, “Os peixes ficaram atarantados […]”. O que significa isso?
( ) Significa que os peixes ficaram tristes.
( ) Significa que os peixes ficaram desconfiados.
( ) Significa que os peixes ficaram desnorteados.
Questão 5 – No segmento “Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.”, o termo grifado retoma um fato. Identifique-o:
Questão 6 – Em “Já se foi o tempo em que eu comia peixes… Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama […]”, a garça:
( ) faz um alerta aos peixes.
( ) busca convencer os peixes.
( ) dá uma sugestão aos peixes.
Questão 7 – Na parte “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.”, a que lugar a palavra destacada se refere?
R:
Questão 8 – Localize a moral da história:
R:
Questão 9 – Pode-se concluir que o texto lido é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma notícia.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
6 comentários
legal
Olá, Guilherme!
Ficamos muito felizes com o fato de você ter gostado da atividade de interpretação!
Muito obrigada pelo comentário!
Volte sempre!
Denyse
Muito bommm! ;)😁
Oi, Thauane!
Que bom que gostou!
Agradecemos a presença!
Volte sempre!
Denyse
Um texto legal e as questões bem elaboradas.
Oi, Vitória!
Alegra-nos demais a avaliação tão positiva que você faz da atividade!
Muito obrigada pela presença e pelo comentário!
Volte sempre!
Denyse