Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o pastel. Você sabe a origem dessa delícia? Segundo o texto, o favorito das feiras livres provavelmente surgiu na China e depois foi apropriado pelos japoneses. Vamos saber mais a respeito desse assunto? Então, leia com atenção o texto De onde veio o pastel? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: De onde veio o pastel – 8º ano – modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: De onde veio o pastel – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: De onde veio o pastel – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
De onde veio o pastel?
O favorito das feiras livres provavelmente surgiu na China e depois foi apropriado pelos japoneses
Embora tenha ganhado forma, textura e os ingredientes locais (mussarela, frango e carne moída, por exemplo), o pastel foi inserido na nossa cultura por imigrantes do Extremo Oriente. Ou essa é a hipótese mais aceita. A origem exata da receita não foi registrada, nem foi muito pesquisada, segundo afirmou o historiador e especialista em gastronomia Ricardo Maranhão.
A ideia é que o pastel teria se originado do chun juan, o rolinho primavera. O prato chinês é feito com massa de farinha, recheio de vegetal e assado em uma frigideira untada. Por volta de 1890, imigrantes chineses já vendiam os rolinhos no Brasil, por vezes com os recheios adaptados ao paladar local, como a carne moída. E simplificando a massa folhada para uma camada só.
Esse pré-pastel ainda não era popular. A ascensão veio com a perseguição aos japoneses na Segunda Guerra. Com vergonha e medo de serem escorraçados, já que o Brasil fez parte dos Aliados, os japoneses aproveitaram a ignorância ocidental em relação à diferença entre sua cultura e a dos chineses e se camuflaram nos hábitos dos outros. Eles, assim, assumiram a batuta do preparo e venda de pastéis.
A comunidade japonesa no Brasil já era, na época, muito maior que a chinesa. Isso permitiu ao pastel se popularizar. Começaram a surgir pastelarias por São Paulo, e também as barraquinhas na feira, já que muitos japoneses também eram feirantes que comercializavam as frutas, hortaliças e legumes que produziam no cinturão verde da capital paulista. De São Paulo, o pastel chegaria ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e, enfim, ao país inteiro, com variações locais. E assim deixou de ser uma especialidade exótica para ganhar o status de genuína criação brasileira.
Lucas Vasconcellos. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “O favorito das feiras livres provavelmente surgiu na China […]”, o autor do texto exprime:
( ) uma certeza sobre o surgimento do pastel.
( ) uma contradição sobre o surgimento do pastel.
( ) uma possibilidade sobre o surgimento do pastel.
Questão 2 – No período “O prato chinês é feito com massa de farinha, recheio de vegetal e assado em uma frigideira untada.”, a que prato chinês o texto se refere?
R:
Questão 3 – Na parte “Por volta de 1890, imigrantes chineses já vendiam os rolinhos no Brasil […]”, o verbo expressa:
( ) uma ação efêmera dos imigrantes chineses por volta de 1890.
( ) uma ação contínua dos imigrantes chineses por volta de 1890.
( ) uma ação esporádica dos imigrantes chineses por volta de 1890.
Questão 4 – No segmento “[…] por vezes com os recheios adaptados ao paladar local, como a carne moída.”, a palavra “como” indica:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 5 – Na passagem “Com vergonha e medo de serem escorraçados […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “criticados”.
( ) “enxotados”.
( ) “enganados”.
Questão 6 – Em “Isso permitiu ao pastel se popularizar.”, o termo grifado refere-se ao fato:
( ) “[…] os japoneses aproveitaram a ignorância ocidental […]”
( ) “A comunidade japonesa no Brasil já era, na época, muito maior que a chinesa.”
( ) “Começaram a surgir pastelarias por São Paulo, e também as barraquinhas na feira […]”
Questão 7 – Segundo o autor do texto, o pastel chegou ao Brasil inteiro:
( ) de São Paulo.
( ) do Rio de Janeiro.
( ) de Belo Horizonte.
Questão 8 – Pode-se concluir que o objetivo do texto lido é:
( ) ensinar a preparar pastel.
( ) contar a origem do pastel.
( ) expor uma opinião sobre o pastel.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.