Início Série8º ano Atividade de português: Pronomes pessoais oblíquos – 8º ano

Atividade de português: Pronomes pessoais oblíquos – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda os pronomes pessoais oblíquos. Quando os pronomes pessoais se classificam dessa maneira? Quando eles funcionam como objeto ou complemento! Vamos analisá-los? Então, responda às questões com base no texto Ser ou não ser… Vivo!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Ser ou não ser… Vivo!

    Segundo alguns autores, para que algo seja considerado um ser vivo, deve ser capaz de se alimentar, relacionar-se com o ambiente e se reproduzir – um inseto, por exemplo, faz essas três coisas; uma pedra não faz nenhuma delas. Ninguém tem dúvidas de que o inseto é vivo e a pedra, não. Ora, os vírus estão no meio do caminho: eles não se alimentam, mas podem se reproduzir com a ajuda de células vivas.

    Já outros cientistas consideram que o ser vivo precisa ter material genético e metabolismo celular, ou seja, um conjunto de reações químicas que ocorrem no interior das células para gerar energia. Os vírus não têm células e muito menos metabolismo celular, mas sua estrutura inclui material genético que possibilita sua replicação. E aí, como classificá-los?

    A questão é difícil mesmo. Se alguém lhe perguntar se o vírus é ou não um ser vivo, responda logo: isso depende do que você considera como ser vivo.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 245. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Grife o pronome pessoal oblíquo neste fragmento:

“[…] para que algo seja considerado um ser vivo, deve ser capaz de se alimentar […]”

 

Questão 2 – No fragmento acima, o pronome oblíquo grifado indica:

(     ) a voz ativa do verbo.

(     ) a voz passiva do verbo.

(     ) a voz reflexiva do verbo.

 

Questão 3 – O pronome destacado é oblíquo na passagem:

(     ) “[…] eles não se alimentam, mas podem se reproduzir […]”

(     ) “Se alguém lhe perguntar se o vírus […]”

(     ) “[…] isso depende do que você considera como ser vivo.”

 

Questão 4 – Na oração “E aí, como classificá-los?”, o autor do texto empregou o pronome pessoal oblíquo “los” para retomar:

 R:

 

Questão 5 – Na passagem identificada anteriormente, o pronome oblíquo exerce a função de:

(     ) sujeito.

(     ) objeto direto.

(     ) objeto indireto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

1 comentário

romacir carvalho dos santos 26 de junho - 12:28

gostaria de receber conteúdos por e-mail, de atividades de língua portuguesa

Responder

Deixe um Comentário