Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda os verbos no tempo futuro. Vamos os estudar os verbos nesse tempo verbal? Para tanto, leia o texto Diretamente de Bonito, que nos conta sobre o trabalho de cientistas brasileiros e do exterior em Bonito, no Mato Grosso do Sul! Em seguida, responda às variadas questões propostas que exploram os verbos no futuro!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos no tempo futuro – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos no tempo futuro – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos no tempo futuro – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Diretamente de Bonito
Atualmente, cientistas do Brasil, da França, da Austrália e dos Estados Unidos estão montando grandes experimentos no município de Bonito, em Mato Grosso do Sul. O trabalho desse grupo faz parte do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD). Eles vão cercar áreas de vegetação para evitar a entrada de grandes animais (antas, onças, veados e outros) e observar o que acontece nesses lugares anos depois. Eles também estão cercando o fundo de riachos próximos para saber o que aconteceria com os rios se os peixes da região desaparecessem.
Outra parte da pesquisa é evitar que algumas plantas recebam chuva para preverem o efeito da estiagem na região. O que será que vai acontecer com os bichos, as plantas e os ambientes onde eles vivem? Imagine como seria um lugar mais seco e, pior, sem esses animais andando, nadando, comendo ou fazendo cocô ou xixi… Os pesquisadores supõem que essa nova situação vá causar alterações na vegetação, na quantidade de sementes e frutos nativos, mudar a quantidade de material depositado no solo e rios, além de mexer com a vida de pequenos seres que dependem do esterco e de restos vegetais.
Mas em ciência não basta apenas imaginar esses ou outros resultados. É preciso ter dados para confirmar essas suspeitas
[…]
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 284. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Eles vão cercar áreas de vegetação para evitar a entrada de grandes animais […]”, a locução grifada equivale ao verbo:
( ) “cercarão”.
( ) “cercariam”.
( ) “cercarem”.
Questão 2 – O verbo identificado na questão acima exprime:
( ) uma ação dos cientistas que integram o grupo.
( ) um estado dos cientistas que integram o grupo.
( ) uma característica dos cientistas que integram o grupo.
Questão 3 – Releia este período do texto:
“Eles também estão cercando o fundo de riachos próximos para saber o que aconteceria com os rios se os peixes da região desaparecessem.”
Nesse período do texto, há um verbo no tempo futuro. Aponte-o:
( ) “estão”.
( ) “aconteceria”.
( ) “desaparecessem”.
Questão 4 – Observe os verbos no futuro destacados a seguir:
“O que será que vai acontecer com os bichos […]”
“Imagine como seria um lugar mais seco […]”
Leia o que se afirma sobre os verbos destacados:
I. Os dois verbos foram empregados no modo indicativo.
II. Os dois verbos foram flexionados no futuro do presente.
III. Os dois verbos foram flexionados no futuro do pretérito.
Está correto o que se afirma em:
( ) I.
( ) I e II.
( ) I, II e III.
Questão 5 – Observe atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela que apresenta o tempo verbal futuro:
( ) “Outra parte da pesquisa é evitar que algumas plantas recebam chuva […]”
( ) “[…] vai acontecer com os bichos, as plantas e os ambientes […]”
( ) “Mas em ciência não basta apenas imaginar esses ou outros resultados.”
Questão 6 – Os verbos no tempo futuro analisados, ao longo das questões anteriores, compõem um texto escrito predominantemente em uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) científica.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.