Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a tartaruga e a lebre. A história começa quando a tartaruga faz uma proposta à lebre: Vamos apostar quem chega primeiro lá onde fica aquela árvore? A lebre logo debochou… Afinal, como a tartaruga, que é vagarosa, poderia ganhar de um dos animais mais rápidos que há na face da Terra? E aí? Quem ganhou a aposta? Quem ganhou o prêmio combinado? A tartaruga ou a lebre? Que tal descobrir o desenrolar dessa história? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A tartaruga e a lebre – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A tartaruga e a lebre – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A tartaruga e a lebre – 6º ano Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A tartaruga e a lebre
– Vamos apostar quem chega primeiro lá onde fica aquela árvore? – perguntou a tartaruga à lebre.
A lebre riu dela:
– Você está louca? Vagarosa como você é! Está se lembrando de que sou um dos animais mais rápidos que existem?
– Estou, sim. E continuo apostando.
A lebre sabia que era capaz de chegar até a árvore em quatro pulos.
– Está bem. Depois não diga que não avisei.
Combinaram um prêmio e a lebre deixou a tartaruga partir.
Pastou, escutou de que lado vinha o vento, dormiu – e enquanto isso a tartaruga ia indo, no seu passo solene. Tinha consciência de sua lentidão e, por isso, não parava de andar.
– Essa aposta é indigna de meus dotes – pensava a lebre.
– Para a vitória ter algum valor, só saindo no último instante.
Afinal, quando a tartaruga estava quase chegando ao fim combinado, partiu como uma flecha.
Tarde demais. Quando chegou, a tartaruga já estava lá. Teve que lhe entregar o prêmio e, por cima, dar os parabéns.
Mais vale um trabalho persistente do que dotes naturais mal aproveitados.
GÄRTNER, Hans & ZWERGER, Lisbeth. “12 fábulas de Esopo”. São Paulo: Ática, 1999.
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma notícia.
Questão 2 – A história lida acontece porque:
( ) a tartaruga propôs uma aposta à lebre.
( ) a tartaruga venceu a aposta que propôs a lebre.
( ) a lebre debochou da aposta que a tartaruga propôs.
Questão 3 – A lebre definiu a tartaruga com o termo:
( ) “louca”.
( ) “indigna”.
( ) “vagarosa”.
Questão 4 – No trecho “Está se lembrando de que sou um dos animais mais rápidos que existem?”, a palavra “mais”:
( ) explica uma característica de animais como a lebre.
( ) intensifica uma característica de animais como a lebre.
( ) complementa uma característica de animais como a lebre.
Questão 5 – Segundo o texto, a tartaruga:
( ) “não parava de andar e tinha consciência de sua lentidão”.
( ) “não parava de andar, pois tinha consciência de sua lentidão”.
( ) “não parava de andar, mas tinha consciência de sua lentidão”.
Questão 6 – Sublinhe os verbos que exprimem as ações da lebre, enquanto a tartaruga ia seguindo o caminho da aposta:
“Pastou, escutou de que lado vinha o vento, dormiu […]”
Questão 7 – Na passagem “Teve que lhe entregar o prêmio e, por cima, dar os parabéns.”, a expressão destacada indica:
( ) um desejo da lebre.
( ) uma obrigação da lebre.
( ) uma recomendação da lebre.
Questão 8 – A moral da história foi construída por meio:
( ) de uma oposição.
( ) de uma comparação.
( ) de uma exemplificação.
Questão 9 – Quem conta a história “A tartaruga e a lebre”?
( ) a lebre.
( ) a tartaruga.
( ) o narrador-observador.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Parabéns!
Os textos e as atividades são bem elaboradas .
abraços!
Olá, Ana Beatriz!
Ficamos muito contentes com a sua avaliação tão positiva!
Agradecemos a presença e o cumprimento ao nosso trabalho!
Volte sempre!
Abraços,
Denyse