Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Transitividade verbal – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Transitividade verbal – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre a transitividade verbal. Verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto ou verbo transitivo direto e indireto? O que eles indicam no contexto comunicativo? Vamos aprender? Para tal, responda às variadas questões que exploram a transitividade verbal no texto Comédia “Como se um trem passasse” aborda relação entre mãe e filho!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Comédia “Como se um trem passasse” aborda relação entre mãe e filho

    Personagens que enfrentam dificuldades diárias, mas que ainda assim lutam pela realização dos desejos envolvem o público na comédia dramática Como se um trem passasse, escrita pela argentina Lorena Romanin, e que agora ganha a primeira versão brasileira também dirigida pela autora.

    O espetáculo aborda a relação de uma mãe e seu filho adolescente, deficiente intelectual, que deseja a vida com paixão e profundidade. A mãe, superprotetora e medrosa, transmite ao filho seus receios e a impossibilidade de alcançar sonhos. A história toma um novo rumo com a chegada da prima da capital, que muda as relações fechadas na casa e abre a perspectiva para que os desejos se realizem.

Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Identifique com um traço o verbo transitivo no título do texto:

 Comédia “Como se um trem passasse” aborda relação entre mãe e filho

 

Questão 2 – O verbo identificado acima é transitivo porque:

(     ) tem sentido completo.

(     ) precisa de complemento.

(     ) liga ao sujeito um predicativo.

 

Questão 3 – Um verbo transitivo pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto. Classifique os verbos sublinhados, numerando conforme a orientação:

(  1 ) Transitivo direto

(  2 ) Transitivo indireto

(  3 ) Transitivo direto e indireto

 

(     ) “Personagens que enfrentam dificuldades diárias […]”

(     ) “[…] mas que ainda assim lutam pela realização dos desejos […]”

(     ) “A mãe, superprotetora e medrosa, transmite ao filho seus receios e a impossibilidade […]”

 

Questão 4 – No primeiro parágrafo do texto, o verbo transitivo “envolvem” refere-se ao sujeito:

(     ) “Personagens”.

(     ) “dificuldades diárias”.

(     ) “desejos”.

 

Questão 5 – Em “[…] escrita pela argentina Lorena Romanin”, o verbo transitivo direto está:

(     ) na voz ativa.

(     ) na voz passiva.

(     ) na voz reflexiva.

 

Questão 6 – Na oração “[…] agora ganha a primeira versão brasileira […]”, o advérbio “agora” modifica o sentido do verbo transitivo direto “ganha”, indicando:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Releia esta parte do texto:

“A história toma um novo rumo com a chegada da prima da capital […]”

 

Nessa parte do texto, o verbo “toma” é transitivo direto e indireto porque exigiu dois complementos, os chamados “objetos”. Localize:

a) o objeto direto do verbo “toma”:

 

b) o objeto indireto do verbo “toma”:

 

Questão 8 – Na frase “[…] que muda as relações fechadas […]”, o verbo transitivo direto exprime:

(     ) uma ação do adolescente.

(     ) uma ação da prima da capital.

(     ) uma ação da mãe do adolescente.

 

Questão 9 – Os verbos transitivos analisados ao longo das questões expressam:

(     ) certezas.

(     ) hipóteses.

(     ) recomendações.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário