Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre a transitividade verbal. Verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto ou verbo transitivo direto e indireto? O que eles indicam no contexto comunicativo? Vamos aprender? Para tal, responda às variadas questões que exploram a transitividade verbal no texto Comédia “Como se um trem passasse” aborda relação entre mãe e filho!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Transitividade verbal – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Transitividade verbal – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Transitividade verbal – 1º ano do ensino médio – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Comédia “Como se um trem passasse” aborda relação entre mãe e filho
Personagens que enfrentam dificuldades diárias, mas que ainda assim lutam pela realização dos desejos envolvem o público na comédia dramática Como se um trem passasse, escrita pela argentina Lorena Romanin, e que agora ganha a primeira versão brasileira também dirigida pela autora.
O espetáculo aborda a relação de uma mãe e seu filho adolescente, deficiente intelectual, que deseja a vida com paixão e profundidade. A mãe, superprotetora e medrosa, transmite ao filho seus receios e a impossibilidade de alcançar sonhos. A história toma um novo rumo com a chegada da prima da capital, que muda as relações fechadas na casa e abre a perspectiva para que os desejos se realizem.
Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Identifique com um traço o verbo transitivo no título do texto:
Comédia “Como se um trem passasse” aborda relação entre mãe e filho
Questão 2 – O verbo identificado acima é transitivo porque:
( ) tem sentido completo.
( ) precisa de complemento.
( ) liga ao sujeito um predicativo.
Questão 3 – Um verbo transitivo pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto. Classifique os verbos sublinhados, numerando conforme a orientação:
( 1 ) Transitivo direto
( 2 ) Transitivo indireto
( 3 ) Transitivo direto e indireto
( ) “Personagens que enfrentam dificuldades diárias […]”
( ) “[…] mas que ainda assim lutam pela realização dos desejos […]”
( ) “A mãe, superprotetora e medrosa, transmite ao filho seus receios e a impossibilidade […]”
Questão 4 – No primeiro parágrafo do texto, o verbo transitivo “envolvem” refere-se ao sujeito:
( ) “Personagens”.
( ) “dificuldades diárias”.
( ) “desejos”.
Questão 5 – Em “[…] escrita pela argentina Lorena Romanin”, o verbo transitivo direto está:
( ) na voz ativa.
( ) na voz passiva.
( ) na voz reflexiva.
Questão 6 – Na oração “[…] agora ganha a primeira versão brasileira […]”, o advérbio “agora” modifica o sentido do verbo transitivo direto “ganha”, indicando:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Releia esta parte do texto:
“A história toma um novo rumo com a chegada da prima da capital […]”
Nessa parte do texto, o verbo “toma” é transitivo direto e indireto porque exigiu dois complementos, os chamados “objetos”. Localize:
a) o objeto direto do verbo “toma”:
b) o objeto indireto do verbo “toma”:
Questão 8 – Na frase “[…] que muda as relações fechadas […]”, o verbo transitivo direto exprime:
( ) uma ação do adolescente.
( ) uma ação da prima da capital.
( ) uma ação da mãe do adolescente.
Questão 9 – Os verbos transitivos analisados ao longo das questões expressam:
( ) certezas.
( ) hipóteses.
( ) recomendações.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.