Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os modos do verbo. Indicativo, subjuntivo e imperativo! Quais ideias eles expressam? Vamos aprender? Para tanto, responda às variadas questões que exploram os modos verbais no texto Por que existe o nevoeiro?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Modos do verbo – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Modos do verbo – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Modos do verbo – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que existe o nevoeiro?
Quem pensa que o nevoeiro é mero efeito especial de filme de terror ou de suspense está enganado. Por mais que sugira certo mistério, nevoeiro tem a ver com a umidade do ar.
O nevoeiro se forma quando o vapor d’água presente na atmosfera passa do estado gasoso para o estado líquido. Portanto, aquela névoa, que por vezes parece caminhar, nada mais é do que um aglomerado de gotículas, ou melhor, uma nuvem que se forma muito próximo da superfície terrestre.
Nevoeiro é algo muito parecido com aquela fumaça que se forma no banheiro quando tomamos banho quente. O que vemos no banheiro é, também, uma porção de gotículas de água flutuando no ar. Quer uma prova? Use o seu dedo para desenhar no espelho embaçado, ou seja, cheio de gotículas coladas nele: o dedo deixa ou não deixa um rastro molhado?
As gotículas de água que compõem o nevoeiro só se formam quando o ar do ambiente não é mais capaz de suportar tanto vapor d’água. Em outras palavras, quando o ar fica saturado pelo vapor – lembrando que quanto mais quente for o ar, mais vapor ele consegue absorver.
Só há duas formas pelas quais os nevoeiros aparecem: acrescentando vapor no ar – como no caso do banho quente – e pelo resfriamento do ar – como ocorre nas noites em que a temperatura se apresenta bem mais baixa que a do dia.
Ricardo de Camargo. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 207. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique com um traço o verbo nesta passagem do texto:
“Nevoeiro é algo muito parecido com aquela fumaça […]”
O verbo está no modo indicativo para exprimir:
( ) uma ordem.
( ) uma certeza.
( ) uma possibilidade.
Questão 2 – Aponte o trecho que apresenta um verbo no imperativo:
( ) “Quem pensa que o nevoeiro é mero efeito especial de filme de terror […]”
( ) “[…] uma nuvem que se forma muito próximo da superfície terrestre.”
( ) “Use o seu dedo para desenhar no espelho embaçado […]”
Questão 3 – No trecho apontado acima, o verbo no imperativo indica:
( ) pedido.
( ) sugestão.
( ) recomendação.
Questão 4 – No período “Por mais que sugira certo mistério, nevoeiro tem a ver com a umidade do ar.”, o verbo no modo subjuntivo “sugira” refere-se ao sujeito:
( ) “certo mistério”.
( ) “nevoeiro”.
( ) “a umidade do ar”.
Questão 5 – No segmento “[…] quanto mais quente for o ar, mais vapor ele consegue absorver.”, o verbo no subjuntivo “for” compõe uma frase que exprime:
( ) condição.
( ) proporção.
( ) comparação.
Questão 6 – Na parte “Só há duas formas […]”, o sujeito do verbo no indicativo grifado é:
( ) oculto.
( ) inexistente.
( ) indeterminado.
Questão 7 – Em “[…] a temperatura se apresenta bem mais baixa que a do dia.”, o verbo no indicativo foi empregado:
( ) na voz ativa.
( ) na voz passiva.
( ) na voz reflexiva.
Questão 8 – Os verbos analisados anteriormente estão presentes no texto que objetiva:
( ) explicar algo.
( ) expor uma opinião.
( ) noticiar uma descoberta.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.