Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a lei que cria programa de combate ao bullying. De acordo com o texto, ela prevê a realização de campanhas educativas, além de orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. Vamos saber mais a respeito desse assunto tão importante? Para tal, leia com atenção o texto e, logo após, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
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- Word: Interpretação de texto: Programa de combate ao bullying – 6º ano – Modelo editável
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PROF: TURMA:
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Lei que cria programa de combate ao bullying começa a valer nesta semana
A partir desta semana, escolas, clubes e agremiações recreativas em todo o país deverão desenvolver medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying. A lei que institui o chamado Programa de Combate à Intimidação Sistemática foi sancionada em novembro passado e prevê a realização de campanhas educativas, além de orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.
O texto estabelece que os objetivos propostos pelo programa poderão ser usados para fundamentar ações do Ministério da Educação, das secretarias estaduais e municipais de educação e também de outros órgãos aos quais a matéria diz respeito. Entre as ações previstas está a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema.
Ainda de acordo com a legislação, a punição aos agressores, em casos de bullying, deve ser evitada, tanto quanto possível, “privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil”.
O texto caracteriza o bullying como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
A previsão é que sejam produzidos e publicados relatórios bimestrais das ocorrências de bullying nos estados e municípios para o planejamento das ações. Segundo a lei, os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para a implementação e a correta execução dos objetivos e diretrizes do programa.
Disponível em: <http://www.tribunaonline.com.br>. 09 de fevereiro de 2016.
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima foi escrito para:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um evento.
( ) debater um assunto.
Questão 2 – Na passagem “Entre as ações previstas está a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão […]”, o termo “para” indica:
( ) a causa das ações previstas.
( ) a finalidade das ações previstas.
( ) a consequência das ações previstas.
Questão 3 – Em “[…] deve ser evitada […]”, a que o texto se refere?
( ) à legislação.
( ) à punição aos agressores.
( ) à efetiva responsabilização.
Questão 4 – As aspas foram usadas no texto para destacar:
( ) uma opinião.
( ) uma citação.
( ) uma exemplificação.
Questão 5 – Releia este trecho:
“O texto caracteriza o bullying como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.”
Nesse trecho, o autor:
( ) define, segundo a lei, o bullying.
( ) elogia a lei que cria programa de combate ao bullying.
( ) critica a lei que cria programa de combate ao bullying.
Questão 6 – Segundo o texto, a lei que cria programa de combate ao bullying foi sancionada em:
( ) 2014
( ) 2015
( ) 2016
Questão 7 – Sublinhe os verbos que exprimem as possíveis ações dos entes federados:
“Segundo a lei, os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para a implementação e a correta execução dos objetivos e diretrizes do programa.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
3 comentários
e bom para aprrender sobre varias coisas para jovens e crianças
Oi, Kauanne!
Muito nos alegra e nos motiva o fato de você estar aprendendo aqui!
Agradecemos a sua mensagem!
Volte sempre!
Denyse
não consigo ver o gabarito