Início Série9º ano Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano

Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os tipos de sujeito. Sujeito simples, composto, oculto ou indeterminado! Vamos analisá-los no texto que nos narra a História da cerâmica? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                               DATA:

PROF:                                                                    TURMA:

NOME:

Tipos de Sujeito

Leia:

História da cerâmica

    Acredita-se que o homem tenha começado a fazer cerâmica durante o período Neolítico, por volta de 6000 a.C no Oriente e na Europa. Os achados mais antigos __________ de jazidas neolíticas na Anatólia, Palestina, Mesopotâmia e Tessália. Era uma cerâmica muito rudimentar, vasos de talhe grosseiro, feitos à mão, sem elementos decorativos e secos ao sol.

    Posteriormente, evoluíram para artigos mais elaborados, com bocais e alças, imagens em relevo, ou com pinturas vivas que possivelmente passaram a ser considerados objetos de decoração. Imagens em cerâmica de figuras humanas ou humanoides, representando possivelmente deuses daquele período também são frequentes. Parte dos artesãos também chegou a usar a argila na construção de casas rudes.

    Em lugares como na China e no Egito, a cerâmica tem cerca de 5000 anos. Tendo destaque especial o túmulo do imperador Chi-Huand-di e seus soldados de terracota. No Egito, a arte de vidrar é datada em cerca de 3000 anos a.C. Colares de faianças vidradas aparecem entre as relíquias do 3º milênio, juntamente com estatuetas e amuletos. O mais velho fragmento de cerâmica vidrada foi feito em policromia, trazendo o nome do rei Mens do Egito.

    Outras manifestações importantes na História da cerâmica foram os babilônicos e os assírios que utilizavam cerâmica com ladrilhos esmaltados em azul, cinza azulado e creme e ainda relevos decorados (século 6 a.C.), bem como os persas com sua fabricação de objetos em argila cozida em alto brilho, e das cores obtidas misturando óxidos metálicos, método usado ainda nos nossos dias. Com o tempo, a cerâmica foi evoluindo e ganhando os nossos dias, mas não sem contar com os esforços dos gregos, romanos, chineses, ingleses, italianos, franceses, alemães e norte-americanos.

Virgínia Brandão. Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>. Fragmento do texto “A ancestral arte da cerâmica”.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “Acredita-se que o homem tenha começado a fazer cerâmica durante o período Neolítico […]”, o sujeito do verbo “Acredita-se” é:

(     ) oculto

(     ) inexistente

(     ) indeterminado

 

Questão 2 – Tendo em vista o sujeito da oração, aponte a alternativa em que o verbo “provir” preencheu corretamente o espaço indicado no texto:

(     ) “Os achados mais antigos provem de jazidas neolíticas na Anatólia […]”

(     ) “Os achados mais antigos provém de jazidas neolíticas na Anatólia […]”

(     ) “Os achados mais antigos provêm de jazidas neolíticas na Anatólia […]”

 

Questão 3 – O sujeito está oculto no trecho:

(     ) “Era uma cerâmica muito rudimentar […]”

(     ) “Posteriormente, evoluíram para artigos mais elaborados […]”

(     ) “Parte dos artesãos também chegou a usar a argila na construção de casas rudes.”

 

Questão 4 – No segmento “O mais velho fragmento de cerâmica vidrada foi feito em policromia […]”, o sujeito é:

(     ) agente da ação.

(     ) paciente da ação.

(     ) agente e paciente da ação.

 

Questão 5 – Em “No Egito, a arte de vidrar é datada em cerca de 3000 anos a.C.”, a expressão que antecede o sujeito simples desempenha a função de:

(     ) definir algo.

(     ) caracterizar um ser.

(     ) indicar uma circunstância.

 

Questão 6 – No terceiro parágrafo do texto, o verbo “aparecem” refere-se ao sujeito:

(     ) “Colares de faianças vidradas”

(     ) “estatuetas”

(     ) “amuletos”

 

Questão 7 – No fragmento a seguir, o sujeito é composto porque apresenta mais de um núcleo. Sublinhe-os:

“[…] os babilônicos e os assírios que utilizavam cerâmica com ladrilhos esmaltados […]”

 

Questão 8 – O verbo “utilizavam” exprime:

(     ) uma ação do sujeito composto.

(     ) um estado do sujeito composto.

(     ) uma característica do sujeito composto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário