Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os tipos de sujeito. Sujeito simples, composto, oculto ou indeterminado! Vamos analisá-los no texto que nos narra a História da cerâmica? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Tipos de Sujeito
Leia:
História da cerâmica
Acredita-se que o homem tenha começado a fazer cerâmica durante o período Neolítico, por volta de 6000 a.C no Oriente e na Europa. Os achados mais antigos __________ de jazidas neolíticas na Anatólia, Palestina, Mesopotâmia e Tessália. Era uma cerâmica muito rudimentar, vasos de talhe grosseiro, feitos à mão, sem elementos decorativos e secos ao sol.
Posteriormente, evoluíram para artigos mais elaborados, com bocais e alças, imagens em relevo, ou com pinturas vivas que possivelmente passaram a ser considerados objetos de decoração. Imagens em cerâmica de figuras humanas ou humanoides, representando possivelmente deuses daquele período também são frequentes. Parte dos artesãos também chegou a usar a argila na construção de casas rudes.
Em lugares como na China e no Egito, a cerâmica tem cerca de 5000 anos. Tendo destaque especial o túmulo do imperador Chi-Huand-di e seus soldados de terracota. No Egito, a arte de vidrar é datada em cerca de 3000 anos a.C. Colares de faianças vidradas aparecem entre as relíquias do 3º milênio, juntamente com estatuetas e amuletos. O mais velho fragmento de cerâmica vidrada foi feito em policromia, trazendo o nome do rei Mens do Egito.
Outras manifestações importantes na História da cerâmica foram os babilônicos e os assírios que utilizavam cerâmica com ladrilhos esmaltados em azul, cinza azulado e creme e ainda relevos decorados (século 6 a.C.), bem como os persas com sua fabricação de objetos em argila cozida em alto brilho, e das cores obtidas misturando óxidos metálicos, método usado ainda nos nossos dias. Com o tempo, a cerâmica foi evoluindo e ganhando os nossos dias, mas não sem contar com os esforços dos gregos, romanos, chineses, ingleses, italianos, franceses, alemães e norte-americanos.
Virgínia Brandão. Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>. Fragmento do texto “A ancestral arte da cerâmica”.
Questões
Questão 1 – No trecho “Acredita-se que o homem tenha começado a fazer cerâmica durante o período Neolítico […]”, o sujeito do verbo “Acredita-se” é:
( ) oculto
( ) inexistente
( ) indeterminado
Questão 2 – Tendo em vista o sujeito da oração, aponte a alternativa em que o verbo “provir” preencheu corretamente o espaço indicado no texto:
( ) “Os achados mais antigos provem de jazidas neolíticas na Anatólia […]”
( ) “Os achados mais antigos provém de jazidas neolíticas na Anatólia […]”
( ) “Os achados mais antigos provêm de jazidas neolíticas na Anatólia […]”
Questão 3 – O sujeito está oculto no trecho:
( ) “Era uma cerâmica muito rudimentar […]”
( ) “Posteriormente, evoluíram para artigos mais elaborados […]”
( ) “Parte dos artesãos também chegou a usar a argila na construção de casas rudes.”
Questão 4 – No segmento “O mais velho fragmento de cerâmica vidrada foi feito em policromia […]”, o sujeito é:
( ) agente da ação.
( ) paciente da ação.
( ) agente e paciente da ação.
Questão 5 – Em “No Egito, a arte de vidrar é datada em cerca de 3000 anos a.C.”, a expressão que antecede o sujeito simples desempenha a função de:
( ) definir algo.
( ) caracterizar um ser.
( ) indicar uma circunstância.
Questão 6 – No terceiro parágrafo do texto, o verbo “aparecem” refere-se ao sujeito:
( ) “Colares de faianças vidradas”
( ) “estatuetas”
( ) “amuletos”
Questão 7 – No fragmento a seguir, o sujeito é composto porque apresenta mais de um núcleo. Sublinhe-os:
“[…] os babilônicos e os assírios que utilizavam cerâmica com ladrilhos esmaltados […]”
Questão 8 – O verbo “utilizavam” exprime:
( ) uma ação do sujeito composto.
( ) um estado do sujeito composto.
( ) uma característica do sujeito composto.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.