Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Relógio biológico. Nesse texto, o autor nos apresenta o livro “O Relógio da Vida”! Dividido por quantidade de minutos, dias, meses e anos, a obra apresenta várias espécies de animais, descritas com outras curiosidades. Quer saber mais a respeito desse interessante livro? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Relógio biológico – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Relógio biológico – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Relógio biológico – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Relógio biológico
Você sabia que um ácaro vive apenas 6 dias?
Que uma mosca doméstica sobrevive entre 14 e 30 dias?
E que as borboletas duram até 21 dias?
Sabia que um rato doméstico vive de 12 a 18 meses, que é quase o mesmo tanto que vive um camaleão-de-labord (12 a 14 meses)?
Já disseram a você que uma joaninha pode viver mais do que um coelho selvagem?
E que um guaxinim pode viver menos do que um besouro-de-esterco?
Informações como essas estão no livro O Relógio da Vida, da editora Girassol. Dividido por quantidade de minutos, dias, meses e anos, a obra apresenta várias espécies de animais, descritas com outras curiosidades. É interessante conseguir comparar de maneira bem fácil e clara o quanto vive cada um dos bichos que povoam a Terra.
E tem também informações como a que todos os peixes-palhaço nascem machos, mas quando a fêmea do grupo morre, ele troca de sexo e se transforma em fêmea.
Ou que o dromedário pode beber mais de 200 litros de água de uma só vez!
E até que os ursos-polares são os maiores carnívoros da Terra e que eles têm a pele negra. Acredite!
De fato, o livro é um arsenal de dados curiosos! Para sair contando para os amigos e a família por pelo menos um mês inteiro!
Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
( ) um conto sobre “O Relógio da Vida”.
( ) uma resenha do livro “O Relógio da Vida”.
( ) uma reportagem sobre o livro “O Relógio da Vida”.
Questão 2 – O autor do texto avalia o livro “O Relógio da Vida” na passagem:
( ) “[…] a obra apresenta várias espécies de animais, descritas com outras curiosidades.”
( ) “É interessante conseguir comparar de maneira bem fácil e clara o quanto vive cada um […]”
( ) “[…] os ursos-polares são os maiores carnívoros da Terra […]”
Questão 3 – O autor inicia o texto com perguntas sobre o tempo de vida de alguns animais, assunto abordado no livro “O Relógio da Vida”. Com base nelas, afirma-se que:
I. Uma mosca doméstica vive menos que um ácaro.
II. Um besouro-de-esterco pode viver mais que um guaxinim.
III. Um rato doméstico vive aproximadamente o mesmo tanto que vivem as borboletas.
Está correto o que se afirma em:
( ) I
( ) II
( ) II e III
Questão 4 – No trecho “Informações como essas estão no livro O Relógio da Vida, da editora Girassol.”, a palavra “essas” tem o objetivo de:
( ) anunciar algo.
( ) dar uma explicação.
( ) fazer uma retomada.
Questão 5 – No fragmento “[…] ele troca de sexo e se transforma em fêmea.”, o vocábulo sublinhado refere-se:
( ) ao peixe-palhaço
( ) ao dromedário
( ) ao urso-polar
Questão 6 – Na parte “Ou que o dromedário pode beber mais de 200 litros de água de uma só vez!”, o autor usou o ponto de exclamação para exprimir:
( ) alegria
( ) surpresa
( ) desapontamento
Questão 7 – Em “De fato, o livro é um arsenal de dados curiosos!”, a expressão grifada indica:
( ) uma conclusão
( ) uma justificativa
( ) uma confirmação
Questão 8 – No segmento “Para sair contando para os amigos e a família por pelo menos um mês inteiro!”, a que o texto se refere?
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.