Início Série9º ano Atividade de português: Sujeito simples – 9º ano

Atividade de português: Sujeito simples – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora o sujeito simples. Um sujeito é simples quando apresenta somente um núcleo, ou seja, somente uma palavra principal. Que tal estudá-lo? Para isso, responda às variadas questões que se referem ao texto Abelhas-robôs diminuem o impacto do sumiço desses insetos! Saiba mais sobre a abelha-robô, lendo o texto! E, claro, não deixe de estudar o sujeito simples!

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                        DATA:

PROF:                                                             TURMA:

NOME:

Leia:

Abelhas-robôs diminuem o impacto do sumiço desses insetos

    Cientistas holandeses criaram abelhas-robôs para ajudar a reduzir os impactos causados pela diminuição desse inseto no mundo. Importantes para a reprodução de plantas e alimentos, as abelhas são ameaçadas pelas mudanças climáticas e pelo uso de pesticidas na agricultura.

    Batizada de DelFly, a invenção já teve quatro versões. A mais recente, lançada em setembro deste ano, não tem rabo – o que evita que o modelo se quebre facilmente e faz com que seja mais ágil. Além disso, pela primeira vez, o objeto é controlado pelas asas e, assim, pode voar em qualquer direção.

    A abelha-robô tem formato de mosca de fruta, mas é 55 vezes maior. Ela funciona como um pequeno drone, capaz de voar e se manter flutuando no ar, imitando o movimento das asas da abelha.

    Com a bateria que possui agora, o robô só pode voar durante seis minutos, mas os cientistas estão trabalhando para aumentar esse tempo e reduzir o tamanho do DelFly ao de um inseto comum. “Acho que no período de cinco a dez anos teremos a tecnologia necessária para tornar os drones muito menores e poderemos vê-los em estufas”, afirmou Matej Karásek, um dos pesquisadores.

    Outra melhoria deve ser a inclusão de detectores para evitar o choque contra obstáculos pelo caminho. Quando esses avanços forem aplicados, os cientistas acreditam que poderão criar enxames de drones para substituir as abelhas que desaparecerem do planeta.

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho que apresenta sujeito simples:

(     ) “Acho que no período de cinco a dez anos […]”

(     ) “[…] teremos a tecnologia necessária […]”

(     ) “Quando esses avanços forem aplicados […]”

 

Questão 2 – Em “Abelhas-robôs diminuem o impacto do sumiço desses insetos”, o verbo indica:

(     ) uma ação do sujeito simples “Abelhas-robôs”.

(     ) um estado do sujeito simples “Abelhas-robôs”.

(     ) um atributo do sujeito simples “Abelhas-robôs”.

 

Questão 3 – Na passagem “Cientistas holandeses criaram abelhas-robôs […]”, o verbo “criaram”, que se refere a um sujeito simples, expressa:

(     ) um fato concluído.

(     ) um fato hipotético.

(     ) um fato inacabado.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] as abelhas são ameaçadas pelas mudanças climáticas e pelo uso de pesticidas na agricultura.”, o sujeito simples “as abelhas” é:

(     ) agente da ação expressa por “são ameaçadas”.

(     ) paciente da ação expressa por “são ameaçadas”.

(     ) agente e paciente da ação expressa por “são ameaçadas”.

 

Questão 5 – Na frase “[…] que o modelo se quebre facilmente […]”, o verbo indica:

(     ) a voz ativa do sujeito simples “o modelo”.

(     ) a voz passiva do sujeito simples “o modelo”.

(     ) a voz reflexiva do sujeito simples “o modelo”.

 

Questão 6 – Na parte “Ela funciona como um pequeno drone […]”, o sujeito simples “Ela” retoma:

(     ) “A abelha-robô”

(     ) “mosca de fruta”

(     ) “a bateria”

 

Questão 7 – Na frase “[…] afirmou Matej Karásek, um dos pesquisadores.”, a parte sublinhada nos apresenta o sujeito simples Matej Karásek. Por isso, é chamada de:

(     ) aposto

(     ) vocativo

(     ) predicativo do sujeito

 

Questão 8 – Em “Outra melhoria deve ser a inclusão de detectores […]”, o núcleo do sujeito é:

(     ) um adjetivo

(     ) um pronome

(     ) um substantivo

 

Questão 9 – Na oração “[…] as abelhas que desaparecerem do planeta.”, o verbo exprime:

(     ) uma certeza sobre o sujeito simples “as abelhas”.

(     ) uma suposição sobre o sujeito simples “as abelhas”.

(     ) uma possibilidade sobre o sujeito simples “as abelhas”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário