Início Série9º ano Atividade de português: Sujeitos determinados – 9º ano

Atividade de português: Sujeitos determinados – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os sujeitos determinados. Sujeito simples, composto e oculto! Vamos analisá-los? Então, responda às variadas questões que se referem ao texto sobre a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, localizada em São Paulo. Sabia que ela é a primeira biblioteca infantojuvenil do Brasil? Saiba mais a respeito dela lendo o texto e, claro, estude os sujeitos determinados!

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                        DATA:

PROF:                                                             TURMA:

NOME:

Sujeitos determinados

Leia:

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato – São Paulo (São Paulo)

    Criada em 1936 pelo então Diretor de Cultura de São Paulo, o escritor Mário de Andrade, essa é a primeira biblioteca infantojuvenil do Brasil. O local possui cerca de 35 mil itens no acervo – entre eles, mangás, quadrinhos, livros infantojuvenis e filmes. Além disso, reúne 11 mil itens de Monteiro Lobato, incluindo cartas, fotografias, roupas e itens inusitados como um pedaço da costela do escritor.

    A biblioteca também criou o Bloco das Emílias e dos Viscondes, o primeiro bloco carnavalesco de crianças da cidade, que sai pelos arredores da biblioteca com bonecões representando personagens do Sítio do Picapau Amarelo – a grande obra de Lobato – em papel machê.

    O espaço ainda conta com a exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, onde as crianças entram em um livro gigante e são recebidas pelos personagens do sítio, podendo interagir com eles. Peças de teatro infantil e contação de histórias também fazem parte da programação.

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “O local possui cerca de 35 mil itens no acervo […]”, o sujeito simples:

(     ) avalia “a primeira biblioteca infantojuvenil do Brasil”.

(     ) retoma “a primeira biblioteca infantojuvenil do Brasil”.

(     ) anuncia “a primeira biblioteca infantojuvenil do Brasil”.

 

Questão 2 – Releia este fragmento do texto:

Além disso, reúne 11 mil itens de Monteiro Lobato, incluindo cartas, fotografias, roupas […]

 No fragmento acima, o sujeito do verbo “reúne” é:

(     ) oculto

(     ) inexistente

(     ) indeterminado

 

Questão 3 – Em “[…] o Bloco das Emílias e dos Viscondes, o primeiro bloco carnavalesco de crianças da cidade, que sai pelos arredores da biblioteca […]”, o núcleo do sujeito simples é:

(     ) “Bloco”

(     ) “Emílias”

(     ) “Viscondes”

 

Questão 4 – O núcleo do sujeito, apontado acima, é:

(     ) um adjetivo

(     ) um pronome

(     ) um substantivo

 

Questão 5 – O trecho “o primeiro bloco carnavalesco de crianças da cidade”, inserido entre o sujeito simples e o predicado, desempenha a função de:

(     ) explicar algo.

(     ) caracterizar um ser.

(     ) indicar uma circunstância.

 

Questão 6 – Na oração “[…] as crianças entram em um livro gigante […]”, o verbo “entram”:

(     ) indica uma ação do sujeito simples “as crianças”.

(     ) indica um estado do sujeito simples “as crianças”.

(     ) indica um atributo do sujeito simples “as crianças”.

 

Questão 7 – Há sujeito composto na passagem:

(     ) “Criada em 1936 pelo então Diretor de Cultura de São Paulo, o escritor Mário […]”

(     ) “O espaço ainda conta com a exposição ‘O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato’ […]”

(     ) “Peças de teatro infantil e contação de histórias também fazem parte da programação.”

 

Questão 8 – O sujeito exerce papel:

(     ) essencial na oração.

(     ) complementar na oração.

(     ) acessório na oração.

 

Questão 9 – Os sujeitos, analisados ao longo das questões, estão presentes em um texto, que tem o propósito de:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um local.

(     ) debater um assunto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário