Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda a concordância verbal. Vamos estudar variados caso de concordância verbal? Para tal, responda às questões que se baseiam no texto sobre a relevante Campanha Sem Abelha, Sem Alimento!
Você pode baixar este exercício de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade de português em:
- Word: Atividade de português: Concordância verbal – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Concordância verbal – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Concordância verbal – 1º ano do ensino médio – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Sem Abelha, Sem Alimento”
Abelhas são conhecidas por produzirem mel, cera, própolis e pólen. Também a preciosa geleia real e até o seu veneno, utilizado na apiterapia. As abelhas listradas em preto e amarelo fazem parte do imaginário coletivo por serem comumente retratadas em desenhos e livros infantis. E há quem só se lembre das abelhas pelo doce de seu mel ou pela dor de sua picada.
Mas o que a maioria das pessoas desconhece, é que as abelhas cumprem um papel infinitamente mais relevante: são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.
Também poucos sabem que existem no mundo mais de 20 mil espécies de abelhas. Só no Brasil são mais de 3 mil espécies, a maioria de abelhas nativas sem ferrão.
Em meio a todo esse rico, mas desconhecido universo, nos últimos anos um problema pauta a apicultura em todo o mundo: o desaparecimento e a morte massiva das abelhas. De proporções expressivas – só nos EUA mais de 1/3 dos enxames tem sido perdidos todos os anos – o Brasil e a América Latina começam a se mobilizar frente aos diversos relatos de mortalidade de abelhas, de causas ainda controversas.
A Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância desses polinizadores e a necessidade de sua proteção.
Disponível em: <http://www.semabelhasemalimento.com.br>.
Questões
Questão 1 – No parágrafo que introduz o texto, o verbo “serem” concorda com:
( ) “Abelhas”
( ) “As abelhas listradas em preto e amarelo”
( ) “desenhos e livros infantis”
Questão 2 – No segmento “Mas o que a maioria das pessoas desconhece […]”, o emprego do verbo no singular é:
( ) proibido
( ) facultativo
( ) obrigatório
Questão 3 – Identifique a passagem que foi transcrita com um erro de concordância verbal:
( ) “Só no Brasil são mais de 3 mil espécies […]”
( ) “[…] só nos EUA mais de 1/3 dos enxames tem sido perdidos todos os anos […]”
( ) “[…] o Brasil e a América Latina começam a se mobilizar frente aos diversos relatos […]”
Questão 4 – Reescreva a passagem apontada acima em consonância com a norma culta:
R:
Questão 5 – No segmento “E há quem só se lembre das abelhas pelo doce de seu mel ou pela dor de sua picada.”, o verbo na voz reflexiva concorda com:
( ) o pronome relativo “quem”.
( ) o pronome indefinido “quem”.
( ) o pronome interrogativo “quem”.
Questão 6 – No terceiro parágrafo, o verbo “existem” foi flexionado no plural, pois concorda com:
( ) “poucos”
( ) “mais de 20 mil espécies de abelhas”
( ) “mais de 3 mil espécies”
Questão 7 – Na oração “A maioria ________ abelhas nativas sem ferrão.”, o espaço sinalizado deve ser preenchido com:
( ) “é”
( ) “são”
( ) “é” ou “são”
Questão 8 – Suponha que o texto objetivasse indicar, com o uso da conjunção “ou”, que apenas um dos problemas citados pauta a apicultura em todo o mundo. Nesse caso, registra-se como correta a concordância feita na alternativa:
( ) “O desaparecimento ou a morte massiva pauta a apicultura em todo mundo.”
( ) “O desaparecimento ou a morte massiva pautam a apicultura em todo mundo.”
( ) “O desaparecimento ou a morte massiva pauta (ou “pautam”) a apicultura em todo mundo.”
Questão 9 – As concordâncias verbais, analisadas ao longo das questões anteriores, baseiam-se no texto que tem o objetivo de:
( ) apresentar a Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento”.
( ) noticiar um fato sobre a Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento”.
( ) expor uma opinião sobre a Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.