Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Concordância verbal – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Concordância verbal – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda a concordância verbal. Vamos estudar variados caso de concordância verbal? Para tal, responda às questões que se baseiam no texto sobre a relevante Campanha Sem Abelha, Sem Alimento

    Você pode baixar este exercício de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Sem Abelha, Sem Alimento”

    Abelhas são conhecidas por produzirem mel, cera, própolis e pólen. Também a preciosa geleia real e até o seu veneno, utilizado na apiterapia. As abelhas listradas em preto e amarelo fazem parte do imaginário coletivo por serem comumente retratadas em desenhos e livros infantis. E há quem só se lembre das abelhas pelo doce de seu mel ou pela dor de sua picada.

    Mas o que a maioria das pessoas desconhece, é que as abelhas cumprem um papel infinitamente mais relevante: são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.

    Também poucos sabem que existem no mundo mais de 20 mil espécies de abelhas. Só no Brasil são mais de 3 mil espécies, a maioria de abelhas nativas sem ferrão.

    Em meio a todo esse rico, mas desconhecido universo, nos últimos anos um problema pauta a apicultura em todo o mundo: o desaparecimento e a morte massiva das abelhas. De proporções expressivas – só nos EUA mais de 1/3 dos enxames tem sido perdidos todos os anos – o Brasil e a América Latina começam a se mobilizar frente aos diversos relatos de mortalidade de abelhas, de causas ainda controversas.

    A Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância desses polinizadores e a necessidade de sua proteção.

Disponível em: <http://www.semabelhasemalimento.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – No parágrafo que introduz o texto, o verbo “serem” concorda com:

(     ) “Abelhas”

(     ) “As abelhas listradas em preto e amarelo”

(     ) “desenhos e livros infantis”

 

Questão 2 – No segmento “Mas o que a maioria das pessoas desconhece […]”, o emprego do verbo no singular é:

(     ) proibido

(     ) facultativo

(     ) obrigatório

 

Questão 3 – Identifique a passagem que foi transcrita com um erro de concordância verbal:

(     ) “Só no Brasil são mais de 3 mil espécies […]”

(     ) “[…] só nos EUA mais de 1/3 dos enxames tem sido perdidos todos os anos […]”

(     ) “[…] o Brasil e a América Latina começam a se mobilizar frente aos diversos relatos […]”

 

Questão 4 – Reescreva a passagem apontada acima em consonância com a norma culta:

R:

 

Questão 5 – No segmento “E há quem só se lembre das abelhas pelo doce de seu mel ou pela dor de sua picada.”, o verbo na voz reflexiva concorda com:

(     ) o pronome relativo “quem”.

(     ) o pronome indefinido “quem”.

(     ) o pronome interrogativo “quem”.

 

Questão 6 – No terceiro parágrafo, o verbo “existem” foi flexionado no plural, pois concorda com:

(     ) “poucos”

(     ) “mais de 20 mil espécies de abelhas”

(     ) “mais de 3 mil espécies”

 

Questão 7 – Na oração “A maioria ________ abelhas nativas sem ferrão.”, o espaço sinalizado deve ser preenchido com:

(     ) “é”

(     ) “são”

(     ) “é” ou “são”

 

Questão 8 – Suponha que o texto objetivasse indicar, com o uso da conjunção “ou”, que apenas um dos problemas citados pauta a apicultura em todo o mundo. Nesse caso, registra-se como correta a concordância feita na alternativa:

(     ) “O desaparecimento ou a morte massiva pauta a apicultura em todo mundo.”

(     ) “O desaparecimento ou a morte massiva pautam a apicultura em todo mundo.”

(     ) “O desaparecimento ou a morte massiva pauta (ou “pautam”) a apicultura em todo mundo.”

 

Questão 9 – As concordâncias verbais, analisadas ao longo das questões anteriores, baseiam-se no texto que tem o objetivo de:

(     ) apresentar a Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento”.

(     ) noticiar um fato sobre a Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento”.

(     ) expor uma opinião sobre a Campanha “Sem Abelha, Sem Alimento”.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário