Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, aborda as conjunções. Vamos as analisar as relações de sentido estabelecidas por elas? Para tal, responda às questões que se referem ao fragmento do reflexivo livro Em favor do homem, escrito por Paulo Evaristo Arns!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 9º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fragmento do livro “Em favor do homem”
O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.
Paulo Evaristo Arns. “Em favor do homem”. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10.
Questões
Questão 1 – Observe com atenção as frases. Logo após, identifique aquela em que o termo destacado é uma conjunção:
( ) “A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não […]”
( ) “Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico […]”
( ) “E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor.”
Questão 2 – Na frase identificada acima, a conjunção sublinhada introduz:
( ) uma condição
( ) uma conclusão
( ) uma consequência
Questão 3 – Grife a conjunção presente nesta passagem do texto:
“O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial […]”
Questão 4 – No segmento “[…] está concentrada num objeto e não no ser humano.”, a conjunção “e” apresenta-se com sentido:
( ) aditivo
( ) concessivo
( ) adversativo
Questão 5 – No trecho “Fomos vítimas da ganância e da máquina.”, a conjunção “e” desempenha a função de ligar:
( ) elementos que se somam.
( ) elementos que se alternam.
( ) elementos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.