Esta é uma atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano. O texto utilizado nesta interpretação é “Cenas de família”.
Baixe esta interpretação em PDF pronto para imprimir, em modelo editável do Word, e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Cenas de família – 4º ou 5º ano – Modelo
- PDF: Interpretação de texto: Cenas de família – 4º ou 5º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cenas de família – 4º ou 5º ano – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
CENAS DE FAMÍLIA
SOU CARINE, A FILHA CAÇULA DE UMA FAMÍLIA DE QUATRO PESSOAS. MEU PAI TEM UMA FÁBRICA DE PEÇAS DE MOTOR DE CAMINHÃO, MINHA MÃE É MÉDICA VETERINÁRIA E MEU IRMÃO, TIAGO LUÍS, É O ADOLESCENTE MAIS CHATO QUE CONHEÇO. VIVE ME DEIXANDO NERVOSA: ORA PUXANDO MEU RABO DE CAVALO, ORA COLANDO PAPEIZINHOS COM APELIDOS NAS MINHAS COSTAS. OUTRO DIA NEM PUDE CAPRICHAR NOS DEVERES DA ESCOLA DE TANTO QUE ELE ME INTERROMPIA. A MARTA TEVE ATÉ QUE CHAMAR A ATENÇÃO DELE:
– TIAGO, SUA MÃE ESTÁ CHEGANDO POR AÍ E VAI COBRAR O DEVER DE CASA DE CARINE. DEIXE-A SOSSEGADA!
SÓ ASSIM ELE ENTROU PARA O SEU QUARTO E FOI DIRETAMENTE PARA O COMPUTADOR, DANDO UM POUCO DE SOSSEGO. QUE MARAVILHA!
MINUTOS DEPOIS, A MAMÃE CHEGOU DA CLÍNICA. BEIJOU MINHA CABEÇA, ACENOU PARA MARTA, NA COZINHA, E FOI TOMAR SEU COSTUMEIRO BANHO. SAIU DE ROUPÃO, COM TOALHA ENROLADA NOS CABELOS, DIRIGINDO-SE A MIM:
– NOVIDADES EM CASA?
– NENHUMA! – ANTECIPOU MARTA.
OLHEI PARA MARTA COM OLHAR SURPRESO.
MAMÃE NOTOU E PERGUNTOU:
– O QUE FOI FILHA?
– O DE SEMPRE, MÃE. NÃO SEI QUANDO JUNINHO VAI AMADURECER E PARAR DE ME AMOLAR. AGORA DEU PARA ME CHAMAR DE CACAZINHA!
– SE VOCÊ NÃO LIGASSE PARA O QUE ELE DIZ FILHA…
– MÃE, MAS ELE VIVE PUXANDO MEUS CABELOS, FAZENDO GRACINHAS. ENTÃO, QUANDO AQUELE COLEGA DELE, O RUIVO, ESTÁ AQUI, É PIOR AINDA! PARECE QUE FAZ TUDO PARA APARECER.
– OLHA, CARINE, A MAMÃE TEVE UM DIA BASTANTE TUMULTUADO. FIZ CIRURGIA EM UMA GATA E AGORA SÓ QUERO SABER DE COISAS BOAS. COMO FOI NA ESCOLA, HOJE, FILHA?
– FOI BOM! A PROFESSORA HOJE NÃO FOI À AULA E REJANE FICOU CONOSCO. ELA DEU MUITO DEVER DE CASA. FIZ UM POUCO HOJE E O RESTANTE FAREI AMANHÃ, BEM CEDINHO.
– ENTÃO, AGUARDE TUDO NA SUA ESCRIVANINHA PORQUE MARTA ESTÁ QUERENDO ARRUMAR A MESA PARA JANTARMOS. ESTOU COM BASTANTE FOME HOJE.
– VOCÊ NÃO VAI ESPERAR O PAPAI?
– SEU PAI VIAJOU HOJE CEDO, PARA RESOLVER NEGÓCIOS DA FIRMA. VOLTARÁ AMANHÃ À TARDE.
– OBA! POSSO DORMIR COM VOCÊ ENTÃO? PROMETO TER CUIDADO COM O NENÉM. FICO QUIETINHA, SEM LHE DAR PONTAPÉS NEM CABEÇADAS.
– SE FOR ASSIM, PODE!
APÓS O JANTAR, DEITEI-ME NA CAMA, NO LUGAR DO MEU PAI, E ENQUANTO ESPERAVA A MAMÃE FIQUEI PENSANDO NO BEBÊ QUE IA CHEGAR. NAS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DE MAIO JÁ TEREMOS NOVIDADES. FALTAVAM APENAS DOIS MESES E ALGUNS DIAS PARA A CHEGADA DE TARCÍSIO. TALVEZ ELE NASÇA NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO, DIA DAS MÃES. VAI SER O MAIOR BARATO SE MAMÃE GANHAR ESSE PRESENTÃO! ESTOU ANSIOSA E FICO SÓ IMAGINANDO O ROSTINHO DELE. TOMARA QUE, NO PERÍODO DE ADOLESCÊNCIA, ELE NÃO SE TORNE UM “ABORRESCENTE” COMO O TIAGO. TAMBÉM, ATÉ LÁ EU JÁ NÃO SOU MAIS CRIANÇA E POSSO ATÉ AJUDAR A MAMÃE A EDUCÁ-LO.
GRAÇA BATITUCI
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.:
3) QUEM É O AUTOR?
R.:
4) QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.:
5) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
R.:
6) POR QUE A CARINE ACHA O IRMÃO CHATO?
R.:
7) QUAL É A PROFISSÃO DOS PAIS DA CARINE?
R.:
8) QUEM É MARTA?
R.:
9) QUEM É O NARRADOR DA HISTORIA?
R.:
10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.
Por ACESSABER
4 comentários
Encontrei este site por acaso e amei, sou professora do 5º ano
Adorei tem me ajudado muito.Obrigada!!!
Muito proveitoso este site amei.
Qual é o tema do texto?