Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Tipos de pronome – 1º ano do ensino médio.

Atividade de português: Tipos de pronome – 1º ano do ensino médio.

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora os pronomes. Pronome pessoal, relativo, indefinido, possessivo, demonstrativo… Vamos estudá-los? Então, responda às variadas questões com base no texto sobre o Livro DVD Memórias e harmonias da Banda da Lapa! Trata-se de uma banda que tem em sua trajetória muitas histórias de amor à música e à amizade. Muito legal, não?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Livro DVD 
Memórias e harmonias da Banda da Lapa

    Mais de cem anos. Muita história. Fundada em 15 de agosto de 1896, no dia da festa da santa padroeira do Ribeirão da Ilha, bairro de Florianópolis-SC, a Banda da Lapa tem em sua trajetória muitas histórias de amor à música e à amizade. Histórias que contam sobre um tempo que vem de antes de nossos avós, mas que continuam sendo contadas, imaginadas, recriadas. Histórias que vão sendo vividas por pessoas mais jovens que nós.

    A partir delas é que os realizadores audiovisuais Daniel Choma e Tati Costa desenvolveram o projeto “Memórias e harmonias da Banda da Lapa”, pesquisando fotografias, realizando entrevistas, vídeos e textos sobre a trajetória histórica desta que é uma das três bandas com maior tempo de atividade em Florianópolis, ao lado da Comercial e Amor à Arte.

    Foram 41 entrevistas, três meses acompanhando a banda em seu cotidiano e apresentações. O processo vivido reforça a importância dos mais velhos como guardiães da memória social. Sem eles, não se poderia conhecer melhor o que se passou e, portanto, não se poderia reconhecer nem valorizar o ponto em que se chegou. Foram nos manuscritos e lembranças de Alécio Heidenreich – 82, neto, filho e irmão de músicos da Banda da Lapa – que se deu o principal impulso para a realização deste trabalho. Alécio, das memórias transcritas detalhadamente na forma de textos. Das lembranças tantas vezes contadas, mas em quem o brilho nos olhos é maior a cada recontar.

    “Do ar”, “O sopro”, “O pulso” e “A pausa”, quatro partes de um mesmo compasso, as Memórias e Harmonias da Banda da Lapa. O Livro DVD Memórias e harmonias da Banda da Lapa reúne parte da pesquisa realizada, como um pequeno memorial. Memorial parcial e para sempre incompleto, haja visto que o tempo é imagem em movimento e a história continua. Dia a dia, grão a grão, nota por nota.

Disponível em: <http://camaraclara.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] muitas histórias de amor à música e à amizade.”, um termo desempenha a função de pronome. Identifique-o:

(     ) “muitas”

(     ) “de”

(     ) “e”

 

Questão 2 – O pronome, identificado na questão anterior, é:

(     ) indefinido

(     ) possessivo

(     ) de tratamento

 

Questão 3 – Em “[…] tem em sua trajetória […]”, o pronome “suas” refere-se:

(     ) à festa da santa padroeira do Ribeirão da Ilha.

(     ) ao bairro de Florianópolis-SC.

(     ) à Banda da Lapa.

 

Questão 4 – O “que” é um pronome relativo no trecho:

(     ) “Histórias que contam sobre um tempo […]”

(     ) “A partir delas é que os realizadores audiovisuais […]”

(     ) “[…] haja visto que o tempo é imagem em movimento […]”

 

Questão 5 – Na parte “[…] por pessoas mais jovens que nós.”, registra-se o emprego do pronome pessoal:

(     ) “pessoas”

(     ) “jovens”

(     ) “nós”

 

Questão 6 – Na oração “[…] três meses acompanhando a banda em seu cotidiano […]”, o pronome “seu” expõe a ideia de:

(     ) lugar

(     ) posse

(     ) tempo

 

Questão 7 – Na frase “Sem eles, não se poderia conhecer melhor […]”, o pronome grifado:

(     ) retoma alguém.

(     ) interpela alguém.

(     ) apresenta alguém.

 

Questão 8 – No segmento “[…] o principal impulso para a realização deste trabalho.”, o vocábulo destacado é:

(     ) a contração de uma preposição com o pronome demonstrativo “este”.

(     ) a contração de um artigo definido com o pronome demonstrativo “este”.

(     ) a combinação de uma preposição com o pronome demonstrativo “este”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário