Início Série9º ano Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano.

Atividade de português: Tipos de sujeito – 9º ano.

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano, explora os tipos de sujeito. Quando determinado, o sujeito pode ser simples, oculto ou composto. Mas, há casos em que ele não é determinado… Vamos aprender mais sobre eles? Para tal, responda às variadas questões elaboradas com base no texto sobre o livro Indez! Nele, Bartolomeu Campos de Queirós, com simplicidade e muita delicadeza, percorre mais uma vez as lembranças e as fantasias da infância e transforma as palavras comuns em prosa poética da mais alta qualidade.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Indez

     Bartolomeu Campos de Queirós, com simplicidade e muita delicadeza, percorre mais uma vez as lembranças e as fantasias da infância e transforma as palavras comuns em prosa poética da mais alta qualidade.

    A narrativa centra-se na visão de um narrador adulto que resgata seu poder infantil de ver o mundo. Ele acompanha com observação apurada a trajetória de vida de Antônio – do nascimento em uma cidadezinha do interior à partida para estudar fora. Foi na estação das águas que Antônio chegou. Dizem que nasceu antes do tempo. Pediram galinhas gordas emprestadas dos vizinhos. Jogaram seu umbigo na correnteza. O esforço do narrador para reconstruir o passado é pleno de fantasia, imaginação e afeto. Porém, mais do que um relato emocionante de uma existência, Indez é o retrato dos hábitos, das crenças e dos valores do interior de Minas Gerais, lugar de origem do escritor.

Disponível em: <https://www.travessa.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Observe o trecho destacado neste fragmento do texto:

“Bartolomeu Campos de Queirós, com simplicidade e muita delicadeza, percorre […]”

 

Esse trecho exprime:

a) o meio com que o sujeito percorre.

b) o modo com que o sujeito percorre.

c) o tempo com que o sujeito percorre.

d) a intensidade com que o sujeito percorre.

 

Questão 2 – Em “A narrativa centra-se na visão […]”, o verbo referente ao sujeito “A narrativa”:

a) foi empregado na voz ativa.

b) foi empregado na voz reflexiva.

c) foi empregado na voz passiva analítica.

d) foi empregado na voz passiva pronominal.

 

Questão 3 – Na oração “Ele acompanha com observação apurada a trajetória de vida […]”, o sujeito simples “Ele” retoma:

a) “Bartolomeu Campos de Queirós”

b) “um narrador adulto”

c) “Antônio”

d) “o escritor”

 

Questão 4 – Releia:

“Dizem que nasceu antes do tempo.”

 

Pode-se afirmar que:

a) o sujeito do verbo “Dizem” é inexistente e o sujeito do verbo “nasceu” é oculto.

b) o sujeito do verbo “Dizem” é oculto e o sujeito do verbo “nasceu” é indeterminado.

c) o sujeito do verbo “Dizem” é indeterminado e o sujeito do verbo “nasceu” é oculto.

d) o sujeito do verbo “Dizem” é indeterminado e o sujeito do verbo “nasceu” é simples.

 

Questão 5 – No segmento “Pediram galinhas gordas emprestadas dos vizinhos.”, o sujeito do verbo grifado é:

a) “galinhas gordas”

b) “vizinhos”

c) oculto

d) indeterminado

 

Questão 6 – No período “As lembranças e as fantasias da infância compõem a obra Indez.”, o sujeito é composto porque:

a) tem mais de um núcleo.

b) tem mais de uma palavra.

c) tem mais de um substantivo.

d) tem mais de uma palavra substantivada.

 

Questão 7 – Na parte “Indez é o retrato dos hábitos, das crenças e dos valores do interior de Minas Gerais […]”, o sujeito simples aparece em itálico porque:

a) é pouco usual.

b) é o nome do livro.

c) é de origem estrangeira.

d) foi escrito incorretamente.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário