Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano, aborda adjetivos e locuções adjetivas. Vamos analisar as expressões que têm a finalidade de caracterizar? Então, responda às questões propostas com base no texto sobre o Pequi! Sabia que ele é um fruta brasileira e que foi descoberto como alimento por volta do século XVIII? Muito interessante, não?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Adjetivos e locuções adjetivas – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Adjetivos e locuções adjetivas – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito:Atividade de português: Adjetivos e locuções adjetivas – 7º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pequi
Amarelinho e com muitos espinhos é o meu fruto. É assim que a maioria das pessoas me conhecem. Alguns dizem que tenho cheiro ruim, mas mal sabem o quanto sou saboroso! Geralmente as pessoas me comem quando estou cozido, puro ou só me juntam no arroz com frango.
A minha história de amor com o Brasil começou na culinária goiana há alguns séculos. Ah, eu nasci no Brasil mesmo e por volta do século XVIII é que me descobriram como alimento. Antes, a minha frutinha era utilizada para a fabricação de sabão. Tenho mil e uma utilidades!
O meu nome científico é Caryocar brasiliense. Mas sou muito conhecido mesmo é por outros nomes: amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá, pequiá-pedra, pequerim, suari e piquiá. Sou uma árvore característica da região Centro-Oeste, mas posso ser encontrado em alguns pontos do Norte também.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem que introduz o texto, há um adjetivo e uma locução adjetiva que caracterizam o fruto do pequi. Identifique-os:
Adjetivo:
Locução adjetiva:
Questão 2 – Aponte o adjetivo que caracteriza, na opinião de alguns, o cheiro do pequi:
( ) “ruim”
( ) “saboroso”
( ) “puro”
Questão 3 – Há um adjetivo pátrio no trecho:
( ) “A minha história de amor com o Brasil […]”
( ) “[…] na culinária goiana há alguns séculos.”
( ) “Mas sou muito conhecido mesmo é por outros nomes: amêndoa-de-espinho […]”
Questão 4 – A parte destacada funciona como locução adjetiva na oração:
( ) “A minha história de amor com o Brasil […]”
( ) “Ah, eu nasci no Brasil mesmo […]”
( ) “O meu nome científico é Caryocar brasiliense.”
Questão 5 – Na frase “[…] em alguns pontos do Norte também.”, a locução adjetiva grifada indica:
( ) fim
( ) posse
( ) origem
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.