Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora os sinais de pontuação. Pontuar um texto corretamente é essencial para a compreensão do texto, não é verdade? Vamos estudar os sinais de pontuação? Para tal, responda às variadas questões com base no texto Conversa fiada, escrito por Diléa Frate! Você saberia, por exemplo, colocar os sinais no trecho E o que você vai fazer com este peixe tão novo Ele é tão pequeno deixe que ele viva mais um pouco? Vamos ao desafio?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Conversa fiada
Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago.
Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago.
Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão. O velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!
O velho disse para o menino:
– Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta.
O menino respondeu:
E o que você vai fazer com este peixe tão novo Ele é tão pequeno deixe que ele viva mais um pouco
O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago.
Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.
FRATE, Diléa. “Histórias para Acordar”. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando […]”, as vírgulas indicam:
a) uma omissão
b) uma intercalação
c) uma enumeração
d) um deslocamento
Questão 2 – Em “Um dia, os dois se encontraram […]”, a vírgula separa um adjunto adverbial:
a) que indica modo.
b) que indica lugar.
c) que indica tempo.
d) que indica causa.
Questão 3 – No trecho “Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção […]”, a conjunção separada por vírgulas é:
a) aditiva
b) alternativa
c) conclusiva
d) adversativa
Questão 4 – No segmento “[…] decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!”, os dois-pontos anunciam:
a) uma citação
b) uma explicação
c) uma comparação
d) uma fala de um dos personagens
Questão 5 – Em “Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta.”, o ponto final fecha um período que apresenta:
a) uma oração
b) duas orações
c) três orações
d) quatro orações
Questão 6 – Note que o fragmento a seguir foi transcrito sem pontuação:
E o que você vai fazer com este peixe tão novo Ele é tão pequeno deixe que ele viva mais um pouco
Reescreva esse fragmento, pontuando-o com os sinais presentes no quadro abaixo:
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.