Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ou sexto ano, o texto utilizado nesta atividade é “Bolo formigueiro”, com questões sobre substantivos, adjetivos e verbos.
É possível fazer o download desta atividade em modelo do Word que pode ser editado, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto e gramática: Bolo formigueiro – substantivos, verbos adjetivos – 5º ou 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto e gramática: Bolo formigueiro – substantivos, verbos adjetivos – 5º ou 6º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto e gramática: Bolo formigueiro – substantivos, verbos adjetivos – 5º ou 6º ano – Resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.
O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.
COMPREENSÃO DE TEXTO E GRAMÁTICA
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2) QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.:
3) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.:
4) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.:
5) QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.:
6) QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.:
7) ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:
- TRÊS ADJETIVOS: _____________________________________
- DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: _________________________
- DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: _______________________
- UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: ____________________
- UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: _________________________
- UMA PALAVRAS ESCRITAS COM SS: ____________________
8) ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
9) ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
- CRIANÇAS: ________________________________
- BOLO: ____________________________________
- MÃE: _____________________________________
- PACOTE: _________________________________
- DIA: ______________________________________
10) OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:
COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
- SUBSTANTIVOS:
- ADJETIVOS:
- VERBOS:
As respostas estão no link acima do cabeçalho.
28 comentários
Gostaria de receber atividades pelo meu e-mail.Adorei seu site, está me ajudando em meu trabalho.
Obrigada!
Amei a atividade gostaria de receber sugestões de atividades por e-mail
Gostei muito das atividades propostas.
Adorei o blog. Gostaria de receber sugestões de atividades por email.
Adorei o blog. Gostaria de receber sugestões de atividades por email.
Estou dando aulas de reforço com leitura e interpretação e matemática com as 4 operações .com turmas de 2 ao 5 ano e 6 ano . Gostaria de receber atividades com assuntos a cima citados por e-mail
adorei!! e gostaria de receber textos assim no meu email.
Adorei acessaber. Estou trabalhando com Língua Portuguesa, 7º ano do PIP e gostaria de receber sugestões de atividades e métodos de motivação para trabalhar com meus alunos, pelo meu email.
Gostaria de receber atividades de 6º ano ao 9º ano deste saite pelo meu imail
Nota DEZ. Amei as atividades e por isso PARABÉNS. Estou trabalhando no 5º ano do ensino fundamental e toda esta atividade está dentro dos temas aplicados em sala de aula.
NOTA DEZ!
Adorei essa maneira de trabalhar textos.
Amei os textos para trabalho. Adorei as matividades e queria receber atividades do 1º e 2º do ensino médio.rai,[email protected]
Parabéns!!! Adorei o seu site, as atividades muito bem elaboradas e interessantes…
Estou dando aulas de correção de fluxo e gostaria de receber atividades de 2º,5º,6º,e 7º ano de ensino fundamental, leituras, tudo o que possa me ajudar.obrigado.
gostei muito dos textos para trabalho, gostaria de receber atividades e mais interpretação de textos.
GOSTEI MUITO DO SEU SITE. AS ATIVIDADES PROPOSTAS AS METODOLOGIAS. GOSTARIA DE RECEBER NO MEU E-MAIL MAIS MATERIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. ENSINO FUNDAMENTAL E TAMBÉM ENSINO MÉDIO.
OBRIGADA.
Gostei muito do texto,gostaria de recebê-los por email para imprimir.
GOSTO MUITO DAS SUAS ATIVIDADES, ME AJUDAM DEMAIS NA MINHA JORNADA.
FICO MUITO AGRADECIDA POR ENCONTRAR PESSOAS ASSIM OMO VOCÊS QUE NÃO SE IMPORTAM QUE A GENTE COPIE OS SEUS TRABALHOS.
GRATA POR TUDO,
TENHAM UMA BOA TARDE DE OMINGO.
HA, ME ESQUECI, MEU NOME É ZÉLIA MARIA.
PROFESSORA DE 1º AO 5º ANO REGULAR E DE 1ª A 4ª ETAPA – MODALIDADE EJA.
Adorei as atividades
Adorei as atividades. para todas a séries do E.F
Amei todas as atividades. Estão me ajudando muito. Parabéns 😘
Gostaria de receber atividades pelo meu e-mail.Muito bom o site, está me ajudando em meu trabalho.
Obrigada!
Adoro esse blog,gostaria de receber atividades em meu e-mail.
oi…não achei o gabarito… pode me informar ?
Excelente “site”, adorei o texto e seus respectivos enunciados.
Adorei o site. Gostaria de receber Textos, atividades, exercícios, interpretação de texto, se possível informações de METODOLOGIA em relação ao Ensino da Língua Portuguesa. Anos do fundamental 6° ano em diante e também Ensino Médio
Por favor se puder enviar o GABARITO em relação ao BOLO FORMIGUEIRO, fico grata!