Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, explora os sinais de pontuação. As questões baseiam-se em uma piada! Que tal aprender a usá-los e, de quebra, rir? Você saberia dizer qual sinal deve ser colocado ao final da oração “— Mas isso é muito feio”? Vamos responder a essa e às outras questões propostas?
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Leia a piada a seguir:
O pai nota que seus dois filhos estão muito quietos e vai verificar.
— O que vocês estão falando? – perguntou o pai.
— Encontramos uma moeda de 1 real – diz o mais velho. — Fizemos uma aposta: aquele que contar a maior mentira ganha a moeda.
— Mas isso é muito feio – disse o pai. — Quando eu era criança NUNCA contava mentiras.
Os meninos se entreolharam surpresos. O mais novo diz:
— Tudo bem, pai, a moeda é sua.
Gabriel Barazal. Piadas para rachar o bico. “Proibido para adultos”. SP: Fundamento, 2010.
Questões
Questão 1 – Na passagem “— Encontramos uma moeda de 1 real […]”, o travessão indica:
( ) a fala do pai.
( ) a fala do filho mais novo.
( ) a fala do filho mais velho.
Questão 2 – No trecho “— Fizemos uma aposta: aquele que contar a maior mentira ganha a moeda.”, os dois-pontos anunciam:
( ) uma conclusão sobre a aposta feita pelos irmãos.
( ) uma explicação sobre a aposta feita pelos irmãos.
( ) uma condição sobre a aposta feita pelos irmãos.
Questão 3 – Assinale a oração que foi preenchida corretamente com o sinal de pontuação:
( ) “— Mas isso é muito feio?”
( ) “— Mas isso é muito feio.”
( ) “— Mas isso é muito feio!”
Questão 4 – No segmento “Os meninos se entreolharam surpresos.”, o ponto final foi empregado para fechar um período que contém:
( ) uma oração.
( ) duas orações.
( ) três orações.
Questão 5 – Na fala do filho mais novo, “— Tudo bem, pai, a moeda é sua.”, as vírgulas separam um termo usado para chamar alguém. Ele é chamado de:
( ) aposto
( ) vocativo
( ) adjunto adnominal
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.