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Interpretação de texto: Ser índio é – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do sétimo ano, do texto Ser índio é… Trata-de de uma resenha do livro “Pai, o que é índio?”, escrito por Pedro Sarmento! Nele, os leitores são chamados a conhecer diferentes tradições indígenas, por meio do diálogo entre pai e filha! Quer saber mais sobre o livro? Então, não deixe de ler a resenha e, em seguida, de responder às questões interpretativas sobre ele! 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia o texto sobre o livro “Pai, o que é índio?”, escrito por Pedro Sarmento. Em seguida, responda às questões propostas:

Ser índio é…

Acompanhe um diálogo entre pai e filha sobre as tradições indígenas

    A personagem principal dessa história, uma menina muito perguntadeira, resolveu fazer ao seu pai um monte de perguntas sobre os povos indígenas do Brasil. Onde moram? Como vivem? O que gostam de fazer? O que gostam de comer? Ela descobriu tantas novidades…

    Por exemplo: que os índios gostam de praticar esporte, de desenhar, de cantar e de dançar, como eu e você, mas de um jeitinho só deles. Existe um povo chamado Ashaninka – que vive parte no Brasil e parte no Peru – que adora fazer o desenho de uma cobra, aparentemente simples, mas que eles levam um dia inteiro para terminar. Por quê? Na cultura deles, se errarem o desenho, acredita-se que a tal cobra aparece para mordê-los. Uma forma bem doída de reclamar, não é?

    Ser índio, explicou o pai, não é só ter costumes iguais ou muito diferentes dos nossos, andar pelado ou construir ocas. Ser índio é muito mais! É respeitar a terra em que se vive e os seus ancestrais, os índios que já morreram e que deixaram seus exemplos de vida.

    Depois de tanta conversa, a menina descobriu também que todo brasileiro é um pouco índio… Que história é essa? Você descobre se acompanhar esse belo diálogo entre pai e filha!

Disponível em: <http://chc.org.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – O texto acima é:

a) um conto

b) uma lenda

c) uma notícia

d) uma resenha

 

Questão 2 – Na passagem inicial do texto, a palavra “muito” foi empregada para:

a) intensificar um modo de ser da protagonista da história.

b) explicar um modo de ser da protagonista da história.

c) criticar um modo de ser da protagonista da história.

d) um modo de ser da protagonista da história.

 

Questão 3 – Identifique o fato que é o fio condutor da história do livro “Pai, o que é índio?”:

R.

 

Questão 4 – Quando a menina pergunta “Como vivem?”, ela quer saber:

a) o meio com que os povos indígenas vivem.

b) o lugar em que os povos indígenas vivem.

c) o modo com que os povos indígenas vivem.

d) o instrumento com que os povos indígenas vivem.

 

Questão 5 – O texto acima apresenta uma curiosidade sobre o povo indígena chamado Ashaninka. Conte-a:

R.

 

Questão 6 – Releia com atenção este fragmento:

“Ser índio, explicou o pai, não é só ter costumes iguais ou muito diferentes dos nossos, andar pelado ou construir ocas. Ser índio é muito mais! É respeitar a terra em que se vive e os seus ancestrais, os índios que já morreram e que deixaram seus exemplos de vida.”

 

Os verbos, sublinhados acima, indicam:

a) ações do índio.

b) estados do índio.

c) atributos do índio.

d) modos de ser do índio.

 

Questão 7 – Qual o objetivo de quem escreveu o texto?

a) aconselhar o leitor.

b) convencer o leitor.

c) instruir o leitor.

d) informar o leitor.

 

Questão 8 – O objetivo do texto, assinalado acima, é explicitado no trecho:

a) “Existe um povo chamado Ashaninka – que vive parte no Brasil e parte no Peru […]”

b) “Uma forma bem doída de reclamar, não é?”

c) “Ser índio, explicou o pai, não é só ter costumes iguais ou muito diferentes dos nossos […]”

d) “Você descobre se acompanhar esse belo diálogo entre pai e filha!”

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Raimunda Gonçalves Santos 21 de março - 21:05

Está sendo muito útil pra mim obrigada

Responder
Denyse Lage Fonseca 22 de março - 19:48

Oi, Raimunda!

Para nós, é muito gratificante o fato de estarmos ajudando!

Agradecemos a presença e o valioso comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder

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