Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao estudo das palavras proparoxítonas. O que elas têm comum? Todas terminam com a vogal “a”, seguida ou não de “s”? Todas são acentuadas? ou Todas fazem parte da linguagem formal? Ficou na dúvida? Então, responda às questões propostas a seguir!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Palavras proparoxítonas
Leia:
Nas últimas décadas, as grandes inovações tecnológicas, nas áreas de transporte e comunicações, permitiram uma dispersão das atividades industriais. Enquanto as unidades de produção das grandes indústrias foram desconcentradas, a coordenação de suas atividades (escritórios, publicidade, consultoria, bancos, etc.) centralizou-se em verdadeiros polos de globalização e da economia capitalista mundial.
COELHO, Marcos de Amorim, TERRA, Lygia. “Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico”. São Paulo. Editora Moderna, 2005.
Questões
Questão 1 – No primeiro período do texto acima, a palavra proparoxítona “tecnológicas” tem como referente:
( ) “as grandes inovações”.
( ) “áreas de transporte e comunicações”.
( ) “atividades industriais”.
Questão 2 – A palavra sublinhada é proparoxítona na frase:
( ) “Nas últimas décadas […]”
( ) “Enquanto as unidades de produção das grandes indústrias […]”
( ) “[…] (escritórios, publicidade, consultoria, bancos, etc.)”
Questão 3 – A palavra proparoxítona “décadas” indica um período de quantos anos?
R:
Questão 4 – Identifique a palavra proparoxítona presente no título do livro, em que se encontra o texto acima:
R:
Questão 5 – Pode-se concluir que uma palavra é proparoxítona quando:
( ) a última sílaba é a tônica.
( ) a penúltima sílaba é a tônica.
( ) a antepenúltima sílaba é a tônica.
Questão 6 – O que as palavras proparoxítonas têm em comum?
( ) Todas terminam com a vogal “a”, seguida ou não de “s”.
( ) Todas são acentuadas.
( ) Todas fazem parte da linguagem formal.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.