Início Atividades Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, orienta a análise sintática de verbos. Verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo bitransitivo… Qual a função que eles desempenham no contexto comunicativo? Pintou aquela dúvida? Então, responda às variadas questões propostas com base no texto O jovem tamarindo, escrito por Elson Farias.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O jovem tamarindo

    Os tamarindos possuem árvore bonita. Vieram ___ outras terras e gostaram __ Manaus. Aqui floresceram como se fosse a sua própria terra.

    A Amazônia é uma região equatorial e eles gostam de climas assim.

    O pai de Zezé plantou um tamarineiro na chácara que agora está com uns quinze anos. Possui as ramagens espalhadas e os galhos enrolados uns nos outros, perfeito para a construção de ninhos. Por isso nele os pássaros se juntam, desde a madrugada, para celebrar o amanhecer.

    São muitos os passarinhos que se abrigam nos seus galhos, misturados entre as folhas.

    Quando Zezé se levanta da cama, o tamarindo é a primeira criatura de Deus que ele vê pela janela.

    […]

    – Bom dia, amigo Tamarinho, você acordou como sempre, alegre e bem-disposto? – pergunta Zezé. E prossegue.

    – Vejo que o tecido verde dos seus galhos está cheio de ninhos de passarinhos.

    – Vou muito bem, meu amigo – parece responder a árvore –, estamos nos princípios de novembro e me sinto coberto de flores. Assim ficarei até dezembro. De março a julho, estarei produzindo frutos.

 

FARIAS, Elson. “O jovem tamarinho. Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica”. Manaus: Editora Valer, 2001. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Os verbos “Vieram” e “gostaram” necessitam do acompanhamento de preposições. Nesse contexto, identifique a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase:

“Vieram ___ outras terras e gostaram ___ Manaus.”

a) “com” e “de”.

b) “de” e “de”.

c) “para” e “por”.

d) “de” e “a”.

 

Questão 2 – Os verbos que necessitam de complemento com preposição são:

a) de ligação.

b) transitivos diretos.

c) transitivos indiretos.

d) bitransitivos.

 

Questão 3 – Na passagem “Aqui floresceram como se fosse a sua própria terra.”, o verbo sublinhado é intransitivo porque:

a) tem sentido completo.

b) tem sentido incompleto.

c) tem duplo sentido.

d) tem apenas sentido literal.

 

Questão 4 – O complemento de um verbo transitivo direto é chamado de objeto direto. Grife o objeto direto do verbo “plantou” neste segmento:

“O pai de Zezé plantou um tamarineiro na chácara que agora está com uns quinze anos.”

 

Questão 5 – Na oração “[…] ele vê pela janela.”, o sujeito do verbo transitivo direto “vê” retoma:

a) “Zezé”.

b) “o tamarindo”.

c) “a primeira criatura”.

d) “Deus”.

 

Questão 6 – Na frase “O tamarinho disse ao Zezé que está muito bem!”, o verbo “disse” é transitivo direto e indireto porque necessita de dois complementos. Identifique:

a) o complemento com preposição: 

b) o complemento sem preposição: 

 

Questão 7 – Analise sintaticamente os verbos destacados nas frases. Na sequência, assinale a alternativa em que o verbo destacado foi corretamente classificado nos parênteses:

a) “Os tamarindos possuem árvore bonita.” (verbo transitivo indireto)

b) “Quando Zezé se levanta da cama […]” (verbo transitivo direto)

c) “[…] você acordou como sempre […]” (verbo intransitivo)

d) “– Vejo que o tecido verde dos seus galhos […]” (verbo transitivo direto e indireto)

e) “De março a julho, estarei produzindo frutos.” (verbo de ligação)

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário