Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, orienta a análise sintática de verbos. Verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo bitransitivo… Qual a função que eles desempenham no contexto comunicativo? Pintou aquela dúvida? Então, responda às variadas questões propostas com base no texto O jovem tamarindo, escrito por Elson Farias.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O jovem tamarindo
Os tamarindos possuem árvore bonita. Vieram ___ outras terras e gostaram __ Manaus. Aqui floresceram como se fosse a sua própria terra.
A Amazônia é uma região equatorial e eles gostam de climas assim.
O pai de Zezé plantou um tamarineiro na chácara que agora está com uns quinze anos. Possui as ramagens espalhadas e os galhos enrolados uns nos outros, perfeito para a construção de ninhos. Por isso nele os pássaros se juntam, desde a madrugada, para celebrar o amanhecer.
São muitos os passarinhos que se abrigam nos seus galhos, misturados entre as folhas.
Quando Zezé se levanta da cama, o tamarindo é a primeira criatura de Deus que ele vê pela janela.
[…]
– Bom dia, amigo Tamarinho, você acordou como sempre, alegre e bem-disposto? – pergunta Zezé. E prossegue.
– Vejo que o tecido verde dos seus galhos está cheio de ninhos de passarinhos.
– Vou muito bem, meu amigo – parece responder a árvore –, estamos nos princípios de novembro e me sinto coberto de flores. Assim ficarei até dezembro. De março a julho, estarei produzindo frutos.
FARIAS, Elson. “O jovem tamarinho. Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica”. Manaus: Editora Valer, 2001. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Os verbos “Vieram” e “gostaram” necessitam do acompanhamento de preposições. Nesse contexto, identifique a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase:
“Vieram ___ outras terras e gostaram ___ Manaus.”
a) “com” e “de”.
b) “de” e “de”.
c) “para” e “por”.
d) “de” e “a”.
Questão 2 – Os verbos que necessitam de complemento com preposição são:
a) de ligação.
b) transitivos diretos.
c) transitivos indiretos.
d) bitransitivos.
Questão 3 – Na passagem “Aqui floresceram como se fosse a sua própria terra.”, o verbo sublinhado é intransitivo porque:
a) tem sentido completo.
b) tem sentido incompleto.
c) tem duplo sentido.
d) tem apenas sentido literal.
Questão 4 – O complemento de um verbo transitivo direto é chamado de objeto direto. Grife o objeto direto do verbo “plantou” neste segmento:
“O pai de Zezé plantou um tamarineiro na chácara que agora está com uns quinze anos.”
Questão 5 – Na oração “[…] ele vê pela janela.”, o sujeito do verbo transitivo direto “vê” retoma:
a) “Zezé”.
b) “o tamarindo”.
c) “a primeira criatura”.
d) “Deus”.
Questão 6 – Na frase “O tamarinho disse ao Zezé que está muito bem!”, o verbo “disse” é transitivo direto e indireto porque necessita de dois complementos. Identifique:
a) o complemento com preposição:
b) o complemento sem preposição:
Questão 7 – Analise sintaticamente os verbos destacados nas frases. Na sequência, assinale a alternativa em que o verbo destacado foi corretamente classificado nos parênteses:
a) “Os tamarindos possuem árvore bonita.” (verbo transitivo indireto)
b) “Quando Zezé se levanta da cama […]” (verbo transitivo direto)
c) “[…] você acordou como sempre […]” (verbo intransitivo)
d) “– Vejo que o tecido verde dos seus galhos […]” (verbo transitivo direto e indireto)
e) “De março a julho, estarei produzindo frutos.” (verbo de ligação)
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.