Atividade de português, voltada aos alunos do terceiro ano do ensino médio, sobre a crase. Trata-se um conteúdo que gera muitas dúvidas, não é verdade? Vamos saná-las de uma vez por todas? Então, responda às desafiadoras questões elaboradas com base no artigo de opinião Honestidade: algo escasso em nossa sociedade!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Crase – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Crase – 3º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Crase – 3º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Honestidade: algo escasso em nossa sociedade
Ao ler um jornal, o natural é deparar-se com notícias que revelam desonestidade, falta de solidariedade — o egoísmo predomina entre as pessoas. Dessa forma, fatos baseados em ações honestas — por serem raros — recebem considerável destaque. Nesse quadro, encaixa-se a situação que envolveu um funcionário que encontrou um envelope com dinheiro em local de trabalho. Sua atitude foi devolvê-lo ao dono, fato que surpreendeu a muitos.
Optando pela honestidade, o funcionário revelou-se um homem digno, com princípios ligados à verdade e conhecedor dos valores essenciais da vida. Valores que não são materiais, mas que estão relacionados a conduta do indivíduo, à sua educação. Ele concedeu grande importância à verdade, manteve-se consciente de sua ação. Caso optasse por omitir a verdade, o funcionário poderia utilizar o dinheiro para o bem próprio. Isso significa que ele abriu mão de algo para si em prol de outro.
Se tal situação acontecesse comigo, não teria dúvidas: seguiria o exemplo do funcionário. Devolver pertences ao dono é sinal de respeito, honestidade, dignidade – características admiráveis em qualquer indivíduo. Estou certa de que a honestidade precisa prevalecer entre as pessoas.
Dizer a verdade deveria ser considerado normal em nossa sociedade, de modo que atitudes honestas não fossem alvos de tamanha repercussão. A honestidade não deve representar uma surpresa, mas sim algo comum no cotidiano. Para que assim seja, valores morais e éticos precisam ser resgatados, a cada dia, na vida das pessoas.
Stéphanie Armiliato Baldigen. Disponível em: <http://www.pucrs.br/provas>.
Questões
Questão 1 – Observe atentamente as frases. Em seguida, identifique aquela em que o “a” foi transcrito sem o acento indicador de crase:
a) “Nesse quadro, encaixa-se a situação que envolveu um funcionário […]”
b) “Valores que não são materiais, mas que estão relacionados a conduta do indivíduo […]”
c) “Estou certa de que a honestidade precisa prevalecer entre as pessoas.”
d) “Dizer a verdade deveria ser considerado normal em nossa sociedade […]”
Questão 2 – Nas frases acima, em que não ocorre a crase, o “a” é:
a) pronome pessoal oblíquo
b) preposição
c) pronome demonstrativo
d) artigo definido
Questão 3 – Na passagem “Sua atitude foi devolvê-lo ao dono, fato que surpreendeu a muitos.”, a crase antes do pronome “muitos” é:
a) obrigatório
b) facultativo
c) proibido
d) pouco usual
Questão 4 – No segmento “Valores que não são materiais, mas que estão relacionados … à sua educação.”, o emprego da crase é opcional porque “sua”:
a) é um pronome possessivo.
b) é um pronome pessoal.
c) é um pronome demonstrativo.
d) é um pronome indefinido.
Questão 5 – Explique a ocorrência da crase nesta passagem:
“Ele concedeu grande importância à verdade, manteve-se consciente de sua ação”.
Questão 6 – “Devolver pertences ao dono é sinal de respeito […]”. Reescreva essa parte do texto, substituindo o substantivo masculino “dono” pelo feminino equivalente:
R.
Questão 7 – Levando-se em consideração a presença da locução conjuntiva sublinhada, aponte a frase escrita corretamente:
a) Os valores vão sendo resgatados, na medida em que as pessoas vão se conscientizando.
b) Os valores vão sendo resgatados, à medida em que as pessoas vão se conscientizando.
c) Os valores vão sendo resgatados, na medida que as pessoas vão se conscientizando.
d) Os valores vão sendo resgatados, à medida que as pessoas vão se conscientizando.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.