Início Série9º ano Atividade de português: Verbos intransitivos e transitivos – 9º ano

Atividade de português: Verbos intransitivos e transitivos – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, propõe o estudo dos verbos intransitivos e transitivos. Você sabe quando um verbo é intransitivo e quando um verbo é transitivo? As variadas questões são com base no texto A cobra e o vaga-lume.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

A cobra e o vaga-lume

    Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vaga-lume que vivia brilhando pelas redondezas. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava ____ desistir.

    Depois de vários dias de perseguição, já esgotado, o vaga-lume parou e disse à cobra:

    – Posso fazer-lhe três perguntas?

    – Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que não pode mais fugir de mim, pode perguntar…

    – Pertenço a sua cadeia alimentar?

    – Não.

    – Eu fiz alguma coisa a você?

    – Não.

    – Então por que você quer devorar-me?

    – Porque não suporto ver você brilhar…

Disponível em: <http://www.muraljoia.com.br>.

 

 Questões 

Questão 1 – O primeiro período do texto apresenta um verbo intransitivo, ou seja, um verbo que tem sentido completo. Assinale-o:

a) “Era”

b) “começou”

c) “perseguir”

d) “vivia”

 

Questão 2 – O verbo sublinhado é também intransitivo na frase:

a) “[…] o vaga-lume parou e disse à cobra […]”

b) “– Posso fazer-lhe três perguntas?”

c) “[…] mas já que não pode mais fugir de mim […]”

d) “[…] pode..”

 

Questão 3 – Releia com atenção a frase marcada acima. Em seguida, identifique o sujeito do verbo intransitivo que a compõe:

R

 

Questão 4 –  No trecho “[…] e a cobra nem pensava ____ desistir.”, o verbo em destaque exigiu um complemento com preposição. Aponte-a:

a) de

b) a

c) em

d) para

 

Questão 5 – No contexto da frase acima, o verbo “pensar” é:

(     ) transitivo direto                                          (     ) transitivo indireto

 

Questão 6 – Na passagem “– Eu fiz alguma coisa a você?”, o verbo “fazer” é transitivo direto e indireto porque:

a) precisa de complemento sem preposição.

b) precisa de complemento com preposição.

c) tem sentido completo.

d) precisa de dois complementos: um com preposição, outro sem preposição.

 

Questão 7 – O complemento do verbo transitivo direto é chamado de “objeto direto”. Já o complemento do verbo transitivo indireto é chamado de “objeto indireto”. Tendo em vista essa afirmação, observe os complementos do verbo “abrir” nesta frase:

“– Não costumo abrir esse precedente para ninguém […]”

Agora, identifique:

a) o objeto direto do verbo “abrir”: 

b) o objeto indireto do verbo “abrir”:

 

Questão 8 – Observe com atenção os verbos grifados que compõem o diálogo entre o vaga-lume e a cobra. Em seguida, classifique-os, numerando conforme a indicação:

  1. Verbo intransitivo
  2. Verbo transitivo direto
  3. Verbo transitivo indireto
  4. Verbo transitivo direto e indireto

 

(     ) “– Pertenço a sua cadeia alimentar?”

(     ) “– Eu fiz alguma coisa a você?”

(     ) “– Então por que você quer devorar-me?”

(     ) “– Porque não suporto ver você brilhar

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário