Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, propõe o estudo dos verbos intransitivos e transitivos. Você sabe quando um verbo é intransitivo e quando um verbo é transitivo? As variadas questões são com base no texto A cobra e o vaga-lume.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos intransitivos e transitivos – 9º ano – modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos intransitivos e transitivos – 9º ano – Pra imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos intransitivos e transitivos – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A cobra e o vaga-lume
Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vaga-lume que vivia brilhando pelas redondezas. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava ____ desistir.
Depois de vários dias de perseguição, já esgotado, o vaga-lume parou e disse à cobra:
– Posso fazer-lhe três perguntas?
– Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que não pode mais fugir de mim, pode perguntar…
– Pertenço a sua cadeia alimentar?
– Não.
– Eu fiz alguma coisa a você?
– Não.
– Então por que você quer devorar-me?
– Porque não suporto ver você brilhar…
Disponível em: <http://www.muraljoia.com.br>.
Questões
Questão 1 – O primeiro período do texto apresenta um verbo intransitivo, ou seja, um verbo que tem sentido completo. Assinale-o:
a) “Era”
b) “começou”
c) “perseguir”
d) “vivia”
Questão 2 – O verbo sublinhado é também intransitivo na frase:
a) “[…] o vaga-lume parou e disse à cobra […]”
b) “– Posso fazer-lhe três perguntas?”
c) “[…] mas já que não pode mais fugir de mim […]”
d) “[…] pode..”
Questão 3 – Releia com atenção a frase marcada acima. Em seguida, identifique o sujeito do verbo intransitivo que a compõe:
R
Questão 4 – No trecho “[…] e a cobra nem pensava ____ desistir.”, o verbo em destaque exigiu um complemento com preposição. Aponte-a:
a) de
b) a
c) em
d) para
Questão 5 – No contexto da frase acima, o verbo “pensar” é:
( ) transitivo direto ( ) transitivo indireto
Questão 6 – Na passagem “– Eu fiz alguma coisa a você?”, o verbo “fazer” é transitivo direto e indireto porque:
a) precisa de complemento sem preposição.
b) precisa de complemento com preposição.
c) tem sentido completo.
d) precisa de dois complementos: um com preposição, outro sem preposição.
Questão 7 – O complemento do verbo transitivo direto é chamado de “objeto direto”. Já o complemento do verbo transitivo indireto é chamado de “objeto indireto”. Tendo em vista essa afirmação, observe os complementos do verbo “abrir” nesta frase:
“– Não costumo abrir esse precedente para ninguém […]”
Agora, identifique:
a) o objeto direto do verbo “abrir”:
b) o objeto indireto do verbo “abrir”:
Questão 8 – Observe com atenção os verbos grifados que compõem o diálogo entre o vaga-lume e a cobra. Em seguida, classifique-os, numerando conforme a indicação:
- Verbo intransitivo
- Verbo transitivo direto
- Verbo transitivo indireto
- Verbo transitivo direto e indireto
( ) “– Pertenço a sua cadeia alimentar?”
( ) “– Eu fiz alguma coisa a você?”
( ) “– Então por que você quer devorar-me?”
( ) “– Porque não suporto ver você brilhar…
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.