Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Verbo intransitivo e transitivo – 1º ano do Ensino Médio

Atividade de português: Verbo intransitivo e transitivo – 1º ano do Ensino Médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano ensino médio, visa ao estudo do verbo intransitivo e transitivo. Você sabe a diferença entre esses dois? Para aprimorar o seu conhecimento sobre esse tema, responda às questões com base no texto A gansa dos ovos de ouro (fábula de Esopo, recontada por Ana Maria Machado).

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

A gansa dos ovos de ouro

Fábula de Esopo, recontada por Ana Maria Machado.

    Era uma vez um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo eles começaram a achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora, ou a todo momento que eles quisessem.

    Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.

    — Que bobagem a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho… Ela deve ter dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente precisava.

    — Isso mesmo. Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não precisa mais ____ gansa.

    — É… Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico.

   E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro.

   Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura…

   E eles não pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.

MACHADO, Ana Maria. “O Tesouro das Virtudes para Crianças”. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.

 

Questões

Questão 1 – O verbo “era” tem sentido completo na frase:

a) “Era uma vez um casal de camponeses […]”

b) “Era uma sorte enorme […]”

c) “Isso era o que a gente precisava.”

d) “Era melhor ter tudo de uma vez […]”

 

Questão 2 – No contexto da frase, assinalada acima, o verbo “era” é:

a) de ligação

b) transitivo direto

c) transitivo indireto

d) intransitivo

 

Questão 3 – O verbo transitivo indireto exige complemento com preposição. Aponte a preposição que preenche a lacuna da oração a seguir, tendo em vista a presença do verbo “precisa”:

“[…] não precisa mais ____ gansa.”

a) a

b) de

c) com

d) para

 

Questão 4 – O complemento do verbo transitivo direto é chamado de objeto direto. Marque a alternativa em que o objeto direto, que compõe a oração, foi incorretamente identificado:

a) “[…] ela botava um ovo de ouro.” (“um ovo de ouro”)

b) “[…] se ela pusesse um ovo daqueles por hora […]” (“um ovo daqueles”)

c) “Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim.” (“uma maquininha”)

d) “Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.” (“um ovo de ouro”)

 

Questão 5 – No segmento “[…] um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial.”, o objeto do verbo transitivo direto “tinha” é:

R:

 

Questão 6 – Na parte “Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura …”, o trecho sublinhado funciona como:

a) objeto direto do verbo “tinha”.

b) predicativo do sujeito.

c) objeto indireto do verbo “tinha”.

d) complemento nominal.

 

Questão 7 – Classifique o verbo em destaque na frase, numerando conforme a indicação:

  1. Verbo transitivo direto
  2. Verbo transitivo indireto
  3. Verbo transitivo direto e indireto

(     ) “[…] mas em pouco tempo eles começaram a achar […]”

(     ) “Falavam nisso sem parar.”

(     ) “E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro.”

(     ) “E eles não pegaram mais ouro.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário