Início Atividades Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano

Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo das conjunções coordenativas (aquelas que ligam orações dependentes entre si). As variadas questões propostas baseiam-se no texto É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada?

    Atualmente, existem inúmeras dietas que se dizem milagrosas. Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre outros. Além disso, tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”. Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso. Mas na verdade, o que leva à perda de peso é a restrição de calorias e não a de nutrientes ou alimentos específicos.

    Sabemos que o consumo excessivo de açúcar eleva o valor energético (calorias) da alimentação e consequentemente leva ao ganho de peso e esse ganho de peso é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.

    Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante. Não adianta cortar o açúcar ou alimentos muito gordurosos como pizza, hambúrguer e frituras, se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro, mesmo que alimentos importantes como arroz, feijão, carnes, frutas e castanhas.

    Então, é possível incluir um pouco de açúcar na alimentação, desde que esta esteja equilibrada para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável). No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter o acompanhamento do nutricionista para garantir o controle da glicemia.

Renata Bressan. Disponível em: <http://www.abeso.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto atende ao propósito de:

a) expor uma opinião ao leitor.

b) entreter o leitor.

c) criticar o leitor.

d) orientar o leitor.

 

Questão 2 – O texto foi escrito em uma linguagem:

a) informal

b) técnica

c) formal

d) científica

 

Questão 3 – O termo em destaque funciona como conjunção aditiva em:

a) “Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre

b) “[…] tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”.

c) “Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais

d) “[…] para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável).”

 

Questão 4 – Na passagem “Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso.”, a conjunção “Por isso” introduz:

a) uma concessão

b) uma condição

c) uma comparação

d) uma conclusão

 

Questão 5 – No trecho “Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante.”, a conjunção sublinhada poderia ser substituída por:

a) Entretanto

b) Portanto

c) Conquanto

d) Porquanto

 

Questão 6 – No segmento “[…] se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro […]”, a conjunção “ou” estabelece uma relação de:

a) oposição

b) explicação

c) alternância

d) adição

 

Questão 7 – Na frase “No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter […]”, a conjunção adversativa “mas” indica:

a) uma conformidade

b) uma ressalva

c) uma compensação

d) uma oposição

 

Questão 8 – No período “Sabe das consequências da obesidade e não muda os hábitos alimentares.”, a conjunção “e” exprime a noção de adição? Explique:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário