Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, viso ao estudo dos tempos verbais. As variadas questões baseiam-se no texto que nos conta sobre a origem do ovo de Páscoa.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre tempos verbais – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre tempos verbais – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre tempos verbais – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto a seguir:
A origem do ovo de Páscoa
As civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos rituais que ocorriam na época da chegada da primavera. Nesses rituais, ovos de aves eram pintados e oferecidos aos deuses como um pedido para que propiciassem um período de boa colheita.
Nessa época, ovos cozidos e depois decorados eram usados para presentear parentes e amigos. Essa tradição continua em muitos países até hoje.
Com o advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado, relacionado não só à fertilidade da terra, mas também à ressurreição de Cristo.
A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!
Disponível em: <http://blog.smartkids.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto acima tem a finalidade de informar sobre:
a) o surgimento das primeiras fábricas de chocolate.
b) a tradição da decoração de ovos cozidos em muitos países.
c) a origem dos ovos de Páscoa.
d) os diversos rituais presentes nas civilizações mais antigas.
Questão 2 – Há uma opinião na passagem:
a) “As civilizações mais antigas … tinham o ovo (não o de chocolate!) […]”
b) “Essa tradição continua em muitos países até hoje.”
c) “Com o advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado […]”
d) “Sem dúvida é uma delícia!!!”
Questão 3 – Localize os verbos que compõem essa parte do texto:
“As civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos rituais que ocorriam na época da chegada da primavera.”
Questão 4 – Os verbos, localizados na questão anterior, foram empregados no tempo:
a) pretérito perfeito
b) pretérito imperfeito
c) presente
d) futuro do presente
Questão 5 – O uso do tempo assinalado na questão anterior exprime, em relação ao momento da fala, processos:
a) inacabados
b) hipotéticos
c) em realização
d) já concluídos
Questão 6 – Assinale a alternativa em que o tempo do verbo em destaque foi incorretamente identificado nos parênteses:
a) “[…] como um pedido para que propiciassem um período de boa colheita.” (futuro do pretérito)
b) “Essa tradição continua em muitos países até hoje.” (presente)
c) “A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate[…]” (pretérito imperfeito)
d) “[…] essa tradição ganhou outro sabor […]” (pretérito perfeito)
Questão 7 – Registra-se a presença de uma locução verbal no trecho:
a) “Nesses rituais, ovos de aves eram pintados […]”
b) “Essa tradição continua em muitos países até hoje.”
c) “Com o advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado […]”
d) “A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra […]”
Questão 8 – Identifique a locução verbal que compõe o trecho marcado anteriormente. Em seguida, indique o tempo em que ela foi empregada:
Questão 9 – Releia o texto com atenção. Na sequência, assinale o tempo verbal cuja presença predominou na construção do texto:
a) pretérito imperfeito
b) presente
c) pretérito perfeito
d) futuro do pretérito
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.