Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do 6º ano, compõe-se de variadas questões. O texto O pulo do gato, escrito por Paulo Bandeira, narra a história de um gato que se mostrou muito astuto diante da tentativa de uma raposa de agarrá-lo. Sabe o que ele fez? Descubra lendo esse curioso texto!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: O pulo do gato – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O pulo do gato – 6º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O pulo do gato – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O pulo do gato
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia, como todo mundo sabe, que gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava.
Decidiu então a raposa usar a esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
– Chega de correr um atrás do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!
– Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato – Não é um que corre atrás do outro, é “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…
– Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!
O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato, ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, o cambalhota-simples, o cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!
E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.
Ainda meio tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
– Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
– Não ensinei, nem ensino! – riu-se o gato – Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
Paulo Bandeira. “O pulo do gato”. In: Nova Escola, p. 48. São Paulo, Abril, 1991.
Questões
Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:
Questão 2 – Cite os personagens da história:
Questão 3 – Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da raposa:
a) pegar o gato.
b) fazer as pazes com o gato.
c) aprender a pular tão bem quanto o gato.
d) demonstrar que era esperta.
Questão 4 – Aponte o fato que impedia a raposa de atingir o seu objetivo:
Questão 5 – Qual foi a atitude tomada pela raposa para atingir o seu objetivo?
Questão 6 – A frase que caracteriza o clímax da história é:
a) “Decidiu então a raposa usar a esperteza.”
b) “– Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato […]”
c) “A raposa … já estava tão mestre em pulos quanto o gato.”
d) “[…] esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro […]”
Questão 7 – “Esse é o pulo do gato!”. A que pulo do gato o desfecho da história se refere?
a) o duplo-mortal.
b) o triplo-mortal
c) o saca-rolha-composta
d) um volteio de banda
Questão 8 – Para o gato, qual a importância do pulo identificado na questão anterior?
Questão 9 – Sublinhe os termos que retomam o referente “o gato” nas frases a seguir:
a) “[…] e nem adiantava tentar agarrá-lo.”
b) “Com um salto de banda, o danado sempre se safava.”
c) “Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!”
d) “[…] caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
8 comentários
Essas atividades são excelentes.Muito bem elaboradas.”Foi uma mão na roda”. Enriquecedora…
Oi, Maria Lucina!
Alegra-nos a avaliação tão cuidadosa que você faz das atividades!
Muito obrigada obriga por interagir conosco, algo enriquecedor para nós!
Fica o nosso convite para que você retorne ao “Acessaber”!
Denyse
É ESSAS ATIVIDADES SÃO BOAS 😛
Oi, Marinet!
Ficamos contentes com a sua opinião! Muito obrigada por expressá-la!
Volte sempre!
Denyse
Adoro os textos e atividades estou sempre buscando ideias, agora vim procurar um texto para fazer as atividades diagnosticas das minhas turmas. Obrigada.
Olá, Vera!
Suas palavras nos lisonjeiam e nos motivam demasiadamente!
Muito obrigada pelo registro de seu comentário, algo muito importante para nós!
Volte sempre!
Denyse
Essas atividades são muito boas e sempre me ajudam muito na composição das minhas avaliações. Obrigada por compartilhar conosco.
Olá, Bruna!
Para nós, é imensamente gratificante o fato de estarmos ajudando em seu trabalho!
Muito obrigada pela presença e pelo registro de suas valiosas palavras!
Volte sempre!
Denyse