Início Série5º ano Interpretação de texto: Aves brasileiras extintas e ameaçadas – 5º ano

Interpretação de texto: Aves brasileiras extintas e ameaçadas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre “Aves brasileiras extintas e ameaçadas”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse reflexivo livro? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Aves brasileiras extintas e ameaçadas”

    Esse livro é um convite à reflexão. O Brasil é conhecido por estar entre os países com maior diversidade biológica do mundo, mas também é um dos países com maior número de animais e plantas ameaçados de extinção. Só de aves já são 166 espécies que precisam de atenção imediata, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Isso nos coloca como o segundo país com maior número de aves ameaçadas em todo o mundo.

    Rodrigo Agostinho é biólogo, advogado, ambientalista e observador de aves. Recentemente, assumiu o cargo de presidente do Ibama. Nessa obra, ele reúne uma imensa quantidade de informações sobre as aves brasileiras que se encontram ameaçadas hoje. Além disso, explica em detalhes como são criadas as listas de espécies ameaçadas, a importância do Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas (PAN) e a legislação que tenta proteger nossa fauna e flora.

    “É impossível dissociar a discussão da conservação das espécies ameaçadas de extinção da conservação dos espaços geográficos que servem de abrigo, refúgio ou reprodução destas espécies.” (Aves brasileiras extintas e ameaçadas, pág. 80)

    Talvez para inspirar, talvez para ajudar a encarar um tema tão pesado, o livro foi lindamente ilustrado com fotos feitas pela Cláudia Brasileiro. Infelizmente, a fotógrafa não pode registrar aves que já estão extintas, tarefa que coube à artista Fabíola Campos.

    A ilustradora recriou 10 aves que provavelmente nunca mais poderão ser vistas. Fabíola também ilustrou duas espécies que estão extintas na natureza, mas ainda existem em cativeiro (o mutum-do-nordeste e a famosa ararinha-azul) e uma espécie que está extinta no Brasil, mas ainda pode ser encontrada em países vizinhos (o peito-vermelho-grande).

    As aves que adornam a capa do livro são, da esquerda para a direita: tiriba-grande, pica-pau-da-taboca, cardeal-amarelo e crejoá. As quatro encontram-se ameaçadas de extinção. Você já tinha ouvido falar delas?

Natália Allenspach. Disponível em: <https://apassarinhologa.com.br/livro-aves-brasileiras-extintas-e-ameacadas/>.

Publicado em: 25 de julho de 2023. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Esse livro é um convite à reflexão.”, a que livro o texto se refere?

 

Questão 2 – Sublinhe o vocábulo que exprime a ideia de soma na apresentação:

“Rodrigo Agostinho é biólogo, advogado, ambientalista e observador de aves.”

 

Questão 3 – Na passagem “[…] explica em detalhes como são criadas as listas de espécies ameaçadas […]”, o termo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) inicia um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – No terceiro parágrafo, as aspas marcam a reprodução de algo que foi dito por:

(     ) Fabíola Campos.

(     ) Cláudia Brasileiro.

(     ) Rodrigo Agostinho.

 

Questão 5 – O texto revela que o livro contém uma ilustração de “uma espécie que está extinta no Brasil, mas ainda pode ser encontrada em países vizinhos”. Qual espécie?

(     ) a ararinha-azul.

(     ) o mutum-do-nordeste.

(     ) o peito-vermelho-grande.

 

Questão 6 – Na parte “As aves que adornam a capa do livro são, da esquerda para a direita: tiriba-grande, pica-pau-da-taboca, cardeal-amarelo e crejoá.”, a autora:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Há uma opinião no trecho:

(     ) “Isso nos coloca como o segundo país com maior número de aves ameaçadas […]”

(     ) “[…] ele reúne uma imensa quantidade de informações sobre as aves brasileiras […]”

(     ) “[…] o livro foi lindamente ilustrado com fotos feitas pela Cláudia Brasileiro.”

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido é:

(     ) um resumo.

(     ) uma resenha.

(     ) uma propaganda.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário