Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a hora do refrigerante. Que tal aprender a fazer um refrigerante bem mais natural do que os que compramos no supermercado? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Hora do refrigerante – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Hora do refrigerante – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Hora do refrigerante – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Hora do refrigerante!
Depois de comer uma pipoca quentinha, vem aquela sede. É hora de servir alguma bebida bem gelada. Um refrigerante? Sim! Mas esse, que você vai aprender a fazer agora, é bem mais natural do que os que compramos no supermercado. Ele não tem corantes nem outros ingredientes artificiais, e o mais importante: é feito por você!
Material necessário:
- 1 limão;
- 1 copo;
- água;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- açúcar a gosto.
Como fazer:
Esprema o limão no copo. Adicione a água e o bicarbonato de sódio. Mexa. Está escutando o barulhinho efervescente? Adoce e sirva. Simples, não é?
O que aconteceu?
A mistura que você criou ficou gaseificada, como um refrigerante. Isso aconteceu porque o bicarbonato de sódio reagiu com o ácido presente no suco de limão. A mistura dessas duas substâncias resultou em dióxido de carbono (CO2) – o mesmo gás presente nos refrigerantes vendidos comercialmente. É química para matar a sua sede!
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 244.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_244.pdf>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Ele não tem corantes nem outros ingredientes artificiais […]”, a que se refere o texto?
Questão 2 – O trecho intitulado “Material necessário:”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Na seção “Como fazer:”, o texto:
( ) ensina algo.
( ) faz um alerta.
( ) dá um conselho.
Questão 4 – No segmento “Adicione a água e o bicarbonato de sódio.”, o termo grifado indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – Em “A mistura que você criou ficou gaseificada, como um refrigerante.”, “como”:
( ) anuncia uma causa.
( ) introduz um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – Na frase “Isso aconteceu porque o bicarbonato de sódio reagiu com o ácido presente no suco de limão.”, a palavra destacada foi usada para:
( ) corrigir.
( ) retomar.
( ) complementar.
Questão 7 – Na parte “[…] o mesmo gás presente nos refrigerantes vendidos comercialmente.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Há uma opinião na pergunta:
( ) “Um refrigerante?”
( ) “Está escutando o barulhinho efervescente?”
( ) “Simples, não é?”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.