Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Celeste, a skatista”. Essa é a história de uma jovem skatista que, com a ajuda de seus novos amigos, está pronta para enfrentar novas (e inesquecíveis) manobras radicais! Vamos ler o texto que nos apresenta o referido livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Celeste a skatista – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Celeste a skatista – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Celeste a skatista – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Celeste, a skatista”
Essa é a história de uma jovem skatista que, com a ajuda de seus novos amigos, está pronta para enfrentar novas (e inesquecíveis) manobras radicais! Acompanha cartela de tatuagens removíveis exclusivamente na primeira tiragem do livro (estoque limitado).
Celeste é uma das skatistas mais radicais das redondezas! Só faz manobras incríveis enquanto desce as ruas. E, agora que o parque da cidade ganhou uma nova pista incrível, ela não vê a hora de dar rolê por lá também.
Mas alguns tropeços e tombos vão desequilibrar a confiança de Celeste. Até que uma dupla de skatistas tão radicais quanto ela aparece em seu caminho para dar uma mão e ajudar essa skatista incrível a recuperar a coragem de que precisa para seguir treinando e, acima de tudo, se divertindo.
Rachel Katstaller aproveita seus conhecimentos de skatista para narrar uma história carismática sobre a união da comunidade do skate e homenagear esse esporte que vem conquistando cada vez mais brasileiros de todas as idades (especialmente as crianças!). Além da história de Celeste, ao final do livro os leitores também vão encontrar um glossário e imagens ilustrativas, que explicam cada manobra citada na obra.
Autora do livro: Rachel Katstaller
Tradutora do livro: Lígia Azevedo
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786581776824/celeste-a-skatista>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Essa é a história de uma jovem skatista que, com a ajuda de seus novos amigos, está pronta para enfrentar […]”, o texto refere-se à história do livro:
Questão 2 – Identifique o fragmento do texto que apresenta a protagonista da história:
Questão 3 – Na frase “E, agora que o parque da cidade ganhou uma nova pista incrível, ela não vê a hora de dar rolê por lá também.”, a palavra destacada foi usada para:
( ) sugerir um lugar.
( ) retomar um lugar.
( ) caracterizar um lugar.
Questão 4 – No segmento “Mas alguns tropeços e tombos vão desequilibrar a confiança de Celeste.”, o termo “e” indica:
( ) soma.
( ) alternância.
( ) adversidade.
Questão 5 – Na parte “Até que uma dupla de skatistas tão radicais quanto ela aparece em seu caminho para dar uma mão […]”, o texto revela:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 6 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime uma opinião:
“[…] uma história carismática sobre a união da comunidade do skate […]”
Questão 7 – Na passagem “[…] esse esporte que vem conquistando cada vez mais brasileiros de todas as idades (especialmente as crianças!).”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “principalmente”.
( ) “primeiramente”.
( ) “especificamente”.
Questão 8 – Releia:
“[…] ao final do livro os leitores também vão encontrar um glossário e imagens ilustrativas, que explicam cada manobra citada na obra.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.