Início Série5º ano Interpretação de texto: A volta do tamanduá-bandeira – 5º ano

Interpretação de texto: A volta do tamanduá-bandeira – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um tamanduá-bandeira. Ele foi filmado no Parque do Espinilho, no oeste do Rio Grande do Sul, onde não aparecia há 130 anos. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

O tamanduá-bandeira pode ter retornado ao Rio Grande do Sul

Um animal adulto foi filmado em área protegida no extremo oeste do estado, junto às fronteiras com o Uruguai e a Argentina

 

     A lista de animais que apareceram após tidos como extintos tem mais um ilustre representante. Um tamanduá-bandeira foi filmado no Parque do Espinilho, no oeste do Rio Grande do Sul, onde não aparecia há 130 anos.

    O flagra aconteceu em junho de 2023, graças a câmeras automáticas instaladas por ambientalistas que buscavam outros animais silvestres na unidade estadual de conservação. 

    Um dos responsáveis pelo registro, Fábio Mazim avalia que o animal tenha chegado ao estado sulista, devido a um trabalho de reintrodução da espécie feito pela Fundação Rewilding na região dos Esteros del Iberá, na Argentina. 

“Esses animais estão adentrando o Rio Grande do Sul. No Uruguai, o tamanduá também já tinha sido extinto no mesmo período em que isso aconteceu aqui no Pampa brasileiro”, conta o zoólogo. 

    Outras imagens da espécie foram feitas na reserva, de julho a setembro. Mas não foi possível afirmar se era o mesmo ou outro tamanduá. “A única certeza é de que há ao menos um novo inquilino no parque”, diz o governo gaúcho.

    Mamífero nativo da América do Sul, a espécie ganhou esse nome porque sua cauda parece uma bandeira. Alimenta-se de insetos, espalha nutrientes e aduba o solo das regiões onde ainda vive.

    Sua redescoberta no estado mostra a importância das unidades de conservação para a biodiversidade e pesquisas. O feito será publicado num artigo científico, assinado por especialistas do Brasil, Argentina e Uruguai. 

    O Parque do Espinilho foi criado em 1975 e ampliado em 2002. Seus 1.617 hectares estão no município de Quaraí, a 600 km de Porto Alegre. […]

 

Com informações do Governo do Rio Grande do Sul.

Aldem Bourscheit.
Disponível em: <https://oeco.org.br/noticias/o-tamandua-bandeira-pode-ter-retornado-ao-rio-grande-do-sul/>. Publicado em: 04 de janeiro de 2024. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um resumo.

(     ) uma notícia.

(     ) um artigo de divulgação científica.

 

Questão 2 – Segundo o texto, “o flagra aconteceu em junho de 2023”. Qual flagra?

 

 

Questão 3 – Na passagem “[…] Fábio Mazim avalia que o animal tenha chegado ao estado sulista, devido a um trabalho de reintrodução da espécie […]”, a expressão grifada:

(     ) introduz uma causa.

(     ) inicia uma condição.

(     ) aponta uma consequência.

 

Questão 4 – Identifique a finalidade do uso das aspas no quarto parágrafo do texto:

 

 

Questão 5 – Há uma comparação no segmento:

(     ) “[…] sua cauda parece uma bandeira.”

(     ) “Alimenta-se de insetos […]”

(     ) “[…] e aduba o solo das regiões onde ainda vive.”

 

Questão 6 – O trecho “O feito será publicado num artigo científico, assinado por especialistas do Brasil, Argentina e Uruguai.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Observe:

“O Parque do Espinilho foi criado em 1975 e ampliado em 2002.”

O termo destacado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

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